HÉLICE CONTÍNUA: ESTUDO DE CASO DA MONITORAÇÃO ELETRÔNICA COM AS CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS
Palavras-chave:
Estacas hélice contínua, Sondagens, FundaçõesResumo
No Brasil, as estacas hélice contínua são utilizadas de forma crescente desde 1987, e, por isso, diversos estudos foram realizados. Com o avanço tecnológico, houve um aperfeiçoamento da técnica e coleta dos dados com o intuito de estudar o comportamento dessas estacas. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa experimental que relaciona a monitoração de 21 estacas com três sondagens executadas na fundação de uma obra localizada na cidade de São Paulo, com o objetivo de formular duas equações, uma para a sondagem e outra para a monitoração, de modo que, quando se aplicam os seus respectivos dados, ambas resultem em valores semelhantes. Por meio de dados empíricos, obteve-se uma equação que correlaciona levemente a monitoração e sondagem, e concluiu-se que não há uma ligação clara entre os estudos, por conta dos diversos fatores que podem alterar os resultados dos dados.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA. Manual de execução de fundações e geotecnia: práticas recomendadas. São Paulo: ABEF, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6122:2019: projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019. 108 p.
ENGESONDA. Relatório de sondagem n° TEM-153/19. Engesonda Solos e Fundações Ltda. São Paulo, 2020.
HACHICH, W. et al (ed.). Fundações: teoria e prática. São Paulo: Pini, 2016.
JOPPERT JUNIOR, I. Fundações e contenções de edifícios: qualidade total na gestão do projeto e execução. São Paulo: Pini, 2007.
LÁZARO, A. A. Estacas hélice contínua: correlações entre a monitoração e características dos solos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
MUCHETI, A. S. Estacas hélice segmentada: execução, verificação de integridade e estudo de comportamento. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TECNOGEO. Relatório de monitoração de estacas da obra Exto Inspire Ibirapuera Park. Tecno¬geo Fundações Ltda. São Paulo, 2021.
VELLOSO, D. de A.; LOPES, F. de R. Fundações: fundações profundas. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gustavo Urenha Toscano, Matheus da Silva Hubeda, Renan Henrique de Oliveira, Alberto Alonso Lazaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.