IMPACTO DOS PONTOS DE APOIO NA ACURÁCIA POSICIONAL DE AEROLEVANTAMENTOS

Autores

  • Igor Carnevale Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/
  • Diego Tatsuo Nakamura Universidade Prebiteriana Mackenzie
  • Ricardo Pinheiro Mattos
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Prebiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Imagens adquiridas por drones, Topografia de alta resolução, Mapeamento digital

Resumo

Os avanços na tecnologia promoveram mudanças em diversas áreas. Na topogra­fia, esse panorama não foi diferente, pois também houve a promoção da eficiência e digitalização dos processos. Na tecnologia recém-implantada na topografia, utilizam­-se Aeronaves Remotamente Pilotadas em conjunto do Global Navigation Satellite System (GNSS) para a realização de levantamentos aerofotogramétricos. Porém, essa tecnologia ainda possui limitações quanto à sua acurácia quando comparada com métodos tradicionais. Apoiando os avanços tecnológicos e conhecendo suas limita­ções, o objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre o impacto dos pontos de apoio na acurácia posicional desse tipo de levantamento, considerando fatores como a quan­tidade de pontos e a sua distribuição no terreno, para o melhor entendimento da comunidade científica, visto que esse tema é pouco abordado pela comunidade. Para realizar o experimento, fez-se um aerolevantamento no campus de Alphaville da Uni­versidade Presbiteriana Mackenzie, utilizando-se de dois voos cruzados com altitude de 54 metros e 44 pontos de apoio. Para o processamento dos dados obtidos, adotou­-se o software Agisoft Metashape Pro apoiado por scripts em Python para a automatização dos processos. Entre os principais resultados obtidos, é notório que, a partir da utilização de três pontos de controle, o erro total do projeto é reduzido de maneira relevante, principalmente quando distribuídos de maneira dispersa, abran­gente e homogênea. Conclui-se que, quando se realiza a distribuição dos pontos de apoio, é necessário atentar-se para a dispersão, abrangência e homogeneidade dos pontos, além das possíveis interferências durante a coleta.

 

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Referências

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Carnevale, I., Tatsuo Nakamura , D., Pinheiro Mattos, R., & Vicente Denser Pamboukian , S. (2023). IMPACTO DOS PONTOS DE APOIO NA ACURÁCIA POSICIONAL DE AEROLEVANTAMENTOS. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 22(1), 36–63. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/15240