Carga admissível de estacas hélice contínua monitorada
Análise comparativa entre prova de carga estática e métodos semiempíricos
Palavras-chave:
Carga admissível de estaca hélice contínua monitorada, Prova de carga estática, Métodos semiempíricos para extrapolação da curva carga x recalque.Resumo
Este trabalho objetiva estudar metodologias de cálculo da carga admissível de estacas com base nos resultados de uma prova de carga estática prevista na NBR 12131:2006. Sabe-se que, na fase de projeto, a carga admissível da estaca é encontrada mediante o emprego de métodos semiempíricos de previsão de capacidade de carga. Como garantia de que a estaca cumpra devidamente a sua função e como comprovação do fator de segurança previsto pela ABNT (2019), pode-se realizar ensaios em campo, como a própria prova de carga estática. Tal ensaio pode levar a estaca à ruptura, tendo a sua carga admissível determinada de forma direta. Caso contrário, métodos de extrapolação da curva carga vs recalque encontrada no ensaio são utilizados para a determinação desse valor. Com esse pressuposto, este trabalho propõe uma análise comparativa entre carga admissível admitida em projeto para estaca hélice contínua monitorada e as cargas encontradas pela aplicação dos métodos semiempíricos propostos por Chin-Kondner, em 1970, Método convencional (NBR 6122:2019), Van der Veen, em 1953, e Método da Rigidez nos resultados de prova de carga estática com arregamento misto. Após a análise dos resultados, constatou-se a proximidade entre as cargas admissíveis determinadas por meio dos métodos Van der Veen e o convencional em relação ao obtido pelo Método de capacidade e carga proposto por Décourt e Quaresma, em 1996.
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