Utilização de pavimentos rígidos em pistas de pouso e decolagem

Autores

  • Aline Antunes Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Clara Avancini
  • Bruno Marcellino Carvalho
  • Bruno Thomaz Guimarães
  • Yuri Guenda de Paula
  • Patricia Barboza da Silva
  • Oswaldo Sansone

Palavras-chave:

Aeroportos. Análise de desempenho. Dimensionamento.

Resumo

O objetivo deste artigo foi comparar o uso de pavimento flexível ao de pavimento rígido em pistas de pouso e decolagem. Utilizou-se o software FAARFIELD para dimensionar uma pista de pouso e decolagem para o aeroporto de Guarulhos em cada um dos pavimentos. Com o mesmo software e o estabelecimento de um modelo de desempenho, foram analisadas a vida útil e a execução para cada pista dimensionada. Também se estabeleceu uma estratégia de manutenção e se desenvolveu um sistema de gerenciamento para cada tipo de pavimento. Por fim, com a análise comparativa de custo para cada alternativa, foi possível demonstrar maior durabilidade no caso do pavimento rígido e, com a sua aplicação, menor necessidade de intervenção posterior.

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

Rodrigues, A. A., Avancini, A. C. ., Marcellino Carvalho, B. ., Thomaz Guimarães, B. ., Guenda de Paula, Y. ., Barboza da Silva, P. ., & Sansone, O. (2021). Utilização de pavimentos rígidos em pistas de pouso e decolagem. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 20(1), 150–169. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/12958

Edição

Seção

Artigos