Opções de expansão de investimento em armazém portuário de soja
Palavras-chave:
Mercado de soja. Incerteza e volatilidade. Opção de investimento.Resumo
Este estudo avalia um empreendimento de armazenagem de soja em terminal portuário com Valor Presente Líquido (VPL) positivo. O objetivo é saber qual o momento certo para exercer uma opção de investimento e expansão. Para solucionar esse problema, torna-se necessário conhecer o impacto da volatilidade e a incerteza no valor da opção de investimento. Dessa forma, os resultados apresentam maior precisão ao considerar as incertezas ou a volatilidade do mercado de soja. A expansão, a partir de determinado ano, traz resultados positivos melhores; porém, a avaliação com o VPL em modelos de opções sem expansão, apenas considerando a volatilidade e incerteza, indica as vantagens de permanecer no investimento..
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. (2009). Subsídios técnicos para identificação de áreas destinadas à instalação de portos organizados ou autorização de terminais de uso privativo em apoio ao plano geral de outorgas. Brasília: Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
BLACK, F., & SCHOLES, M. (1973). The pricing of options and corporate liabilities. Journal of Political Economy, v. 81, 637-659.
BOM, P. R. D., & LIGTHART, J. (2008). How Productive is Public Capital? A MetaAnalysis, CESifo Working Paper Series 2206, CESifo Group Munich.
BOWE, M., & LEE, D.L. (2004). Project evaluation in the presence of multiple embedded real options: evidence from the Taiwan High-Speed Rail Project. Journal of Asian Economics, 15(1), 71-98.
BRANDÃO, L.E., & SARAIVA, E.G. (2007). Risco privado em infra-estrutura pública: uma análise quantitativa de risco como ferramenta de modelagem de contratos. Rev. Adm. Pública, 41 (6), 1035-1067.
BRANDÃO, L.E., GOMES, L.L., BASTIAN-PINTO, C., & LABES, M. (2012). Government supports in public-private partnership contracts: Metro line 4 of São Paulo subway system. J. Infrastruct. Syst., 18(3), 218-225.
CÂNDIDO, Jr. O. (2006). Efeitos do investimento público sobre o produto e a produtividade: uma análise empírica. Brasília: Ipea. (Texto para Discussão, n. 1204).
CHEAH, C., & LIU, J. (2006). Valuing governmental support in infrastructure projects as real options using Monte Carlo simulation. Construction Management & Economics, v. 24, 545-554.
COPELAND, T., & ANTIKAROV, V. (2001). Opções Reais: um novo paradigma para reinventar a avaliação de investimentos. Campus, Rio de Janeiro.
COPELAND, T.; KOLLER, T., & MURRIN, J. (2000). Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies. 3rd ed., Wiley, New York.
COUTO, G., NUNES, C., & PIMENTEL, P. (2012). High-speed rail transport valuation and conjecture shocks. The European Journal of Finance, DOI: 10.1080/1351847X.2012.665377.
COX, J. C., ROSS, S. A., & RUBINSTEIN, M. (1979). Option pricing: a simplified approach. Journal of Financial Economics, v. 7, 229-263.
DIXIT, A. K., & PINDYCK, R. S. (1995). The options approach to capital investments. Harvard business review, 73, 105-115.
FERREIRA, P. (1996). Investimento em infraestrutura no Brasil: fatos estilizados e relações de longo prazo. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 26, n. 2.
GODINHO, P. (2006). Monte Carlo Estimation of Project Volatility for Real Options Analysis. Journal of Applied Finance, spring/summer, 7-22.
GODINHO, P., & Dias, J. (2012). Cost-benefit analysis and the optimal timing of road infrastructures. J. Infrastruct. Syst., 18(4), 261-269.
INGERSOLL, J., & S. ROSS (1992). Waiting to Invest: Investment and Uncertainty. Journal of Business, v. 65, 1-30.
LAGOUDIS, I. N.; RICE, J.R., & SALMINEN, J. B. (2014). Port Investment Strategies under Uncertainty: The Case of a Southeast Asian Multipurpose Port. The Asian Journal of Shipping and Logistics, 30 (3), 239-319.
MCGAHAN, A. M. (1993). The Effect of Incomplete Information About Demand on Preemption. International Journal of Industrial Organisation, v. 11, 327-346.
MERTON, R. (1973). Theory of rational option pricing. Bell Journal of Economics and Management Science, v. 4, 141-183.
ORAIR, R. O., & SIQUEIRA, F. F. Investimento público no Brasil e suas relações com ciclo econômico e regime fiscal. Economia e Sociedade, Campinas, Unicamp. IE. 2018.
PEREIRA, P., RODRIGUES, A., & ARMADA, M. (2006). The Optimal Timing for the Construction of an International Airport: a Real Options Approach with Multiple Stochastic Factors and Shocks. Real Options 10th Annual International Conference, New York.
PIMENTEL, P.M., AZEVEDO-PEREIRA, J., & COUTO, G. (2012). High-speed rail transport valuation. The European Journal of Finance, 18(2), 167-183.
PINDYCK, R. (1991). Irreversibility, Uncertainty, and Investment. Journal of Economic Literature, 29 (3), 110-148.
ROCHA, C. H., & BRITTO, P. A. P. (2012) New Brazilian ports and port terminals, project finance and concession pricing model. Joinville, Anais do XXVI ANPET.
ROMP, W., & HAAN, J. (2007). Public Capital and Economic Growth: A Critical Survey. Perspektiven der Wirtschaftspolitik. 8. 10.1111/j.1468-2516.2007.00242.x, 6-52.
ROSE, S. (1998). Valuation of interacting real options in a tollroad infrastructure project. The Quarterly Review of Economics and Finance, v. 38(3), Part 2, 711-723.
ROSS, S. (1995). Uses, Abuses, and Alternatives to the Net-Present-Value Rule. Financial Management, 24 (3), 96, 96-102.
SERVEN, L. (2007). Fiscal Rules, Public Investment, And Growth. Published: November 2007 https://doi.org/10.1596/1813-9450-4382
STRAUB, S. (2011). Infrastructure and Development: A Critical Appraisal of the Macro-level Literature. Journal of Development Studies, Taylor & Francis Journals, vol. 47(5), 683-708.
SMIT, H. (2003). Infrastructure investment as real options game: The case of European Airport Expansion. Financial Management, 32 (4), 27-57.
SOUZA, J.C.F., ROCHA, C.H., & SOUZA, J.G.M. (2018). Modelo de Opções Reais para avaliação de investimentosem novos Portos e Terminais Portuários Brasileiros. Transportes, 26 (4), 103-115.
VAUGHN, S. A. (2015). Using real option analysis to improve capital budgeting decisions when project cash flows are subject to capacity constraints. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, 19(2), 19-26.
ZHAO, T., & TSENG, C.L. (2003). Valuing flexibility in infrastructure expansion. J. Infrastruct. Syst., 9(3), 89-97.
ZUMBIRE, B. J. C. (2015). A Importância das Infraestruturas no Desempenho Econômico de Moçambique Uma análise aplicada de séries temporais. Dissertação de Mestrado em Economia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.