Caracterização de coroas importada e nacional de alumínio fundido
Palavras-chave:
Coroas de liga de alumínio, Kart, Estrutura de grãos, Dureza, Composição químicaResumo
Entre as ligas usadas na indústria automotiva, as de alumínio ganham destaque por sua leveza, boa resistência à corrosão, alta ductilidade e ótimo desempenho ambiental. Posto isso, o objetivo deste trabalho foi estudar os diferentes comportamentos de desgaste de coroas em ligas de alumínio de origens nacional e importada, utilizadas em carros de kart. Durante as etapas experimentais, as amostras foram caracterizadas por dureza Brinell e microdureza Vickers, análise microestrutural por microscopia óptica (MO) e por microscopia eletrônica de varredura (MEV), e análise de composição química por espectroscopia por dispersão de energia de raios X (EDS), fluorescência de raios X e absorção atômica. As amostras da coroa importada apresentaram dureza superior às amostras da coroa nacional, alto teor de zinco e microestrutura formada por grãos de aspecto deformado/partículas de segundas fases alinhadas. As amostras da coroa nacional apresentaram teores inferiores de elementos de liga, menor dureza quando comparada à coroa importada e estrutura de grãos que pode ser associada à condição fundida.
Downloads
Referências
AFFONSO, L. O. M. Equipamentos Mecânicos: análise de falhas e solução de problemas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
CALLISTER Jr.. D. W. Ciência e Engenharia de Materiais: uma Introdução. 8ª edição. Rio de Janeiro, Editora Gen, 2012.
WONGTSCHOWSKI, F. Corrida pela Tecnologia. Revista Alumínio, São Paulo. V. 8. N. 49. P. 16-18, OUTUBRO. 2016.
MOHAMMADTAHERI, M. A New Metallographic Technique for Revealing Grain Boundaries in Aluminum Alloys. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s13632-012-0033-9>. Acesso em 08/10/2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBRISO209: Alumínio e suas ligas – Composição química. 1. ed. Rio de Janeiro, jul. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.