Análise do desempenho de medidas mitigatórias ou compensatórias dos impactos decorrentes dos polos geradores de tráfego

Baddyo Karppeggyane Santana Pereira da Silva, Isadora Arraes Bortoli Francischini, Ana Lucia Da Fonseca Bragança Pinheiro

Resumo


A implantação de grandes empreendimentos gera diversos impactos na sua vizinhança, sendo amplamente percebido o impacto gerado no tráfego, produzido devido à geração de novas viagens. A pesquisa contemplou um estudo de caso do Shopping Cidade São Paulo, localizado na cidade de São Paulo. A análise teve como base as medidas contempladas para a mitigação dos impactos gerados ao tráfego, estabelecidas na Certidão de Diretrizes do empreendimento, a metodologia da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e análise espacial dos fluxos de pessoas, com o objetivo de avaliar o desempenho das medidas tomadas como contrapartida aos impactos produzidos.


Palavras-chave


Polo Gerador de Tráfego; Mobilidade Urbana; Engenharia de Transportes

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, Ritta de Cássia Bruel. Análise dos padrões de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos de centros de eventos: estudo de caso no parque Vila Germânica de Blumenau/SC. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.257. Brasília, 2001.

GIUSTINA, Cristina Della; CYBIS, Helena Beatriz Bettella. Metodologias de análise para estudos de impacto de Polos Geradores de Tráfego. 2013. 10 f. III Semana de Produção e Transportes, Porto Alegre, 2003.

GOOGLE MAPS. Mapa da região de implantação do empreendimento. Disponível em:< https://www.google.com.br/maps/@-23.5639552,-46.6559679,15z?hl=pt-BR>. Acesso em: 2 mai. de 2016.

MING, Sun Hsien. Nota técnica da CET, 208: Cálculo do ciclo de verdes ótimos quando o fluxo de saturação não é constante. São Paulo, 2000.

PEREIRA, Glaucia Guimarães. Boletim Técnico da CET, 46: Modelo de Atração de Automóveis por Shopping Center. São Paulo, 2011.

RESENDE, Luiza de; FERREIRA, William Rodrigues. Conflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego: escolas, creches, unidades de saúde e afins. Uberlândia, [2009].

SÃO PAULO, SP. Prefeitura Municipal. Lei nº 15.150. São Paulo, 2010.

SÃO PAULO. Governo do Estado. Companhia do Metropolitano. Pesquisa de Origem e Destino. São Paulo, 2007.

TOLFO, Juliana Durgante. Estudo comparativo de técnicas de análise de desempenho de redes viárias no entorno de polos geradores de viagens. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.






COMO EFETUAR O CADASTRO NA RMEC

Autor

1. Acessar o site da revista: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec

2. Clicar no botão “Acesso”.

3. Clicar em “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”.

4. Preencher todos os dados.

4.1 No final do formulário, escolher a opção “Autor”.

4.2 Clicar no botão “Cadastrar”.

5. O usuário deve receber um e-mail de confirmação.

Avaliador

1. Efetuar normalmente o cadastro de Autor.

2. Enviar e-mail para revista.engenharia@mackenzie.br:

  • indicar que deseja ser avaliador;
  • informar o LOGIN (a senha não é necessária);
  • informar as áreas de interesse para avaliação;

3. O Editor-Chefe incluirá no cadastro o papel de “Avaliador”.