Análise do desempenho de medidas mitigatórias ou compensatórias dos impactos decorrentes dos polos geradores de tráfego
Palavras-chave:
Polo Gerador de Tráfego, Mobilidade Urbana, Engenharia de TransportesResumo
A implantação de grandes empreendimentos gera diversos impactos na sua vizinhança, sendo amplamente percebido o impacto gerado no tráfego, produzido devido à geração de novas viagens. A pesquisa contemplou um estudo de caso do Shopping Cidade São Paulo, localizado na cidade de São Paulo. A análise teve como base as medidas contempladas para a mitigação dos impactos gerados ao tráfego, estabelecidas na Certidão de Diretrizes do empreendimento, a metodologia da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo e análise espacial dos fluxos de pessoas, com o objetivo de avaliar o desempenho das medidas tomadas como contrapartida aos impactos produzidos.
Downloads
Referências
ANTONIO, Ritta de Cássia Bruel. Análise dos padrões de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos de centros de eventos: estudo de caso no parque Vila Germânica de Blumenau/SC. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.257. Brasília, 2001.
GIUSTINA, Cristina Della; CYBIS, Helena Beatriz Bettella. Metodologias de análise para estudos de impacto de Polos Geradores de Tráfego. 2013. 10 f. III Semana de Produção e Transportes, Porto Alegre, 2003.
GOOGLE MAPS. Mapa da região de implantação do empreendimento. Disponível em:< https://www.google.com.br/maps/@-23.5639552,-46.6559679,15z?hl=pt-BR>. Acesso em: 2 mai. de 2016.
MING, Sun Hsien. Nota técnica da CET, 208: Cálculo do ciclo de verdes ótimos quando o fluxo de saturação não é constante. São Paulo, 2000.
PEREIRA, Glaucia Guimarães. Boletim Técnico da CET, 46: Modelo de Atração de Automóveis por Shopping Center. São Paulo, 2011.
RESENDE, Luiza de; FERREIRA, William Rodrigues. Conflitos de trânsito em áreas de polos geradores de tráfego: escolas, creches, unidades de saúde e afins. Uberlândia, [2009].
SÃO PAULO, SP. Prefeitura Municipal. Lei nº 15.150. São Paulo, 2010.
SÃO PAULO. Governo do Estado. Companhia do Metropolitano. Pesquisa de Origem e Destino. São Paulo, 2007.
TOLFO, Juliana Durgante. Estudo comparativo de técnicas de análise de desempenho de redes viárias no entorno de polos geradores de viagens. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.