Sobre a Revista

A Revista Mackenzie de Engenharia e Computação (RMEC) é um periódico científico semestral, promovido e mantido pela Escola de Engenharia (EE) e pala Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Seu objetivo é publicar artigos científicos, revisões bibliográficas e estudos de casos que contribuam cientificamente para o conhecimento nas áreas de Engenharia, Química e Computação.

A RMEC aceita submissões em fluxo contínuo e é livre de taxa de tramitação e de publicação.

Antes da submissão do artigo, recomenda-se a leitura das Diretrizes para Autores.

Qualis/Capes: B5

ISSN: 1518-7470

 

Foco  e Escopo

A RMEC surgiu em 2000 como espaço aberto para divulgação de textos inéditos em Engenharia, Química e Computação e em suas interfaces com áreas afins.

Os autores são convidados a escrever seus artigos científicos, em português ou inglês, com foco nos seguintes tópicos (outros tópicos relacionados à temática da revista também serão considerados): 

Nas Ciências e Aplicações Geoespaciais: estudo da atmosfera terrestre inferior e superior (incluindo ionosfera, plasmasfera e magnetosfera terrestre) e do geoespaço (meio interplanetário próximo e profundo e atividade solar e suas influências), geodésia espacial (com sistemas de georeferenciamento e suas aplicações, disseminação de tempo e navegação de precisão), impacto de fenômenos cósmicos no Sistema Solar e no planeta, rádio-ciências aplicadas ao diagnóstico de fenômenos geoespaciais, sua interpretação com sólida referência a processos físicos e astrofísicos relacionados. Desenvolvimento de materiais operando em regimes de radiação espacial, dispositivos espaciais, materiais e sistemas de sensores de radiação no infravermelho e aplicações; tecnologia terahertz; sistemas de informações geográficas (GIS); rádio-ciências, rádio-astronomia, rádio propagação e telecomunicações; bem como áreas pertinentes de astronomia, astrofísica e física.

Na Computação: aplicações computacionais para indústria, agricultura, comércio e serviços; arquiteturas computacionais; automação; banco de dados; big data; cidades inteligentes; computação gráfica; computação em nuvem; desenvolvimento web; engenharia de software; jogos digitais; informática aplicada em educação; informática aplicada em saúde; inteligência artificial; interação humano-computador; internet das coisas; linguagens formais e compiladores; processamento de imagens; redes de computadores; robótica; sistemas operacionais; sistemas paralelos e distribuídos; tecnologias vestíveis; TV Digital.

Na Engenharia Civil: materiais de construção, estradas, ferrovias, instalações prediais elétricas, instalações prediais hidráulicas, topografia, geotecnologias, urbanização, drenagem urbana, controle de enchentes, estabilização de encostas, planejamento orçamentário de obras, controle orçamentário de obras, tecnologias construtivas, transporte fluvial, pavimentos, saneamento básico, saneamento ambiental, engenharia de tráfego urbano, estruturas de concreto, estruturas metálicas, estruturas de madeira, fundações, recuperação de recursos hídricos, aeroportos, pontes, obras subterrâneas, obras costeiras, patologia das construções, estruturas pré-fabricadas, gerenciamento de empreendimentos da construção, tecnologia BIM, obras hidráulicas, sustentabilidade nas obras civis.

Na Engenharia Elétrica: eletrônica Industrial (circuitos eletrônicos; processamento de sinais; conversão eletrônica de energia; tecnologias habilitadoras para a automação; controle de processos industriais); eletrônica de Potência (modelagem dinâmica de sistemas; controle e a automação de processos eletrônicos e industriais; acionamentos elétricos; circuitos elétricos e eletrônicos para instrumentação); sistemas elétricos de potência (geração de energia; transmissão de energia; distribuição de energia; processos de conversão, medição e proteção); instalações elétricas (sistemas de instalações elétricas industriais e residenciais; instalações elétricas residenciais; instalações elétricas comerciais e industriais).

Na Engenharia Mecânica: engenharia aeroespacial (estruturas, controle, dinâmica e propulsão). bioengenharia (materiais, tribologia, mecânica, implantes e equipamentos médicos); dinâmica, controle, vibrações e acústica; ensino e aprendizagem na engenharia mecânica; energia e ciências térmicas (transferência de calor e massa, termodinâmica e sistemas térmicos, energia renovável); projeto de engenharia (metodologias, ferramentas, estudos de caso e experiências industriais); mecânica dos fluidos (análise teórica e analítica, CFD, instrumentação e experimentos); engenharia de manufatura (manufatura aditiva, usinagem, conformação, fundição, soldagem, tribologia); mecatrônica e automação (aplicações de ia, visão computacional, robótica e mecanismos, sensores e atuadores, sistemas de controle, sistemas pneumáticos e hidraulicos).

Na Engenharia de Materiais: grafeno; nanomateriais; metais; ligas; cerâmicas; polímeros; materiais compósitos; degradação de polímeros; biomateriais; reologia; técnicas de caracterização de materiais; espectrometria de massas; espectroscopia Raman; espectroscopia de infravermelho; simulação computacional de materiais; dinâmica molecular; estrutura eletrônica de materiais; métodos de síntese de materiais; microscopia eletrônica; microscopia de força atômica; aplicações biológicas de materiais; microfabricação; nanossensores; materiais magnéticos; materiais multiferróicos; spintrônica; materiais e dispositivos semicondutores; corrosão de materiais; aplicações de materiais para energia; nanoplasmônica; metamateriais; heteroestruturas de materiais; inteligência artificial para pesquisa em materiais.

Na Engenharia de Produção: gestão de operações e serviços; logística e cadeia de suprimentos; inovação e sustentabilidade; engenharia econômica e finanças; engenharia comportamental e gestão de pessoas; automação da manufatura, Internet das Coisas e indústria 4.0; projeto de instalações, planejamento de processo e layout, engenharia da qualidade e metrologia ; Lean Seis Sigma e métodos de melhoria processos; eficiência energética, energia renovável e comercialização de energia; desenvolvimento de produtos e serviços, ciclo de vida de produtos, design thinking, metodologias ágeis e outras ferramentas de desenvolvimento e melhoria, comportamento e perfil de usuário/consumidor, análise de dados e business intelligence; economia circular e logística reversa; planejamento estratégico; tecnologia da informação e Blockchain; pesquisa operacional e métodos de tomada de decisão.

Na Química: métodos de separação, métodos óticos de análise, eletroanalítica, gravimetria, titrimetria, instrumentação analítica, análise de traços, química ambiental, química dos materiais, nanoquímica, síntese orgânica, físico-química orgânica, fotoquímica orgânica, química dos produtos naturais, evolução, sistemática e ecologia química, polímeros e colóides, química de macromoléculas, compostos de coordenação, não-metais e seus compostos, compostos organo-metálicos, determinação de estrutura de compostos inorgânicos, foto-química inorgânica, físico química inorgânica, química bio-inorgânica, cinética química e catálise, eletroquímica, espectroscopia, química de interfaces, química do estado condensado, química nuclear e radioquímica, química teórica, termodinâmica química, ensino de química e história da química.

 

Política de Seção

A RMEC publica os seguintes tipos de estudo, os quais devem manter vinculação com o escopo da revista.

Artigo Original

Texto resultante de pesquisa, de natureza teórica e/ou empírica, referente a temas de interesse no campo da Engenharia, Química e Computação.

Artigo de Revisão de Literatura

Estudos que realizam análise e/ou síntese da literatura de tema relacionado ao escopo e áreas da revista. Serão aceitas revisões integrativas e revisões sistemáticas.

Estudo de Caso

Serão aceitos artigos que descrevam ou analisam a aplicação/implantação de processos, técnicas, métodos, sistemas e/ou ferramentas que contribuam significativamente para o conhecimento nas áreas de Engenharia, Química e Computação. Devem ser apresentados de forma analítica e objetiva. 

Carta ao Editor

Avaliação crítica de conteúdo publicado na RMEC ou resposta de autores a crítica formulada a artigo de sua autoria.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Adota-se o processo de revisão por pares double-blind review (anônimo para os revisores e para os autores). Os textos são submetidos de forma on-line e, se de acordo com as normas de publicação, são encaminhados aos seus respectivos Editores de Seção para uma avaliação inicial.

Nesta fase, preza-se a pertinência da submissão ao escopo da revista e, dentre outros aspectos formais considerados, destacam-se a relevância e originalidade do tema, bem como a adequação e profundidade da abordagem teórico-metodológica utilizada. Apenas textos aprovados nesta etapa serão encaminhados para as próximas etapas de avaliação de mérito. Os textos não aprovados nesta fase serão encaminhados pelos Editores de Seção ao Editor-Chefe para finalização do processo.

Se aprovado na avaliação inicial pelo Editor de Seção, este indicará dois revisores ad hoc, de acordo com a temática da pesquisa, os quais deverão emitir, no prazo de 40 dias, um parecer com a análise do texto e com a indicação de revisão, aceite ou não para publicação, segundo os critérios de relevância do conteúdo, consistência argumentativa, coerência teórica e metodológica, adequação estrutural e contribuições para o avanço do conhecimento na área.

Os textos que entrarem na etapa de avaliação por pares, após o processo de revisão, serão encaminhados aos autores com a decisão editorial, indicando revisões requeridas e/ou decisão final de aceite e/ou recusa. No caso de revisões requeridas, os textos serão devolvidos aos autores para adequações e uma nova rodada de avaliação será solicitada aos Editores de Seção e/ou aos revisores ad hoc.

O Editor-Chefe é o responsável pela comunicação com os Editores de Seção e com os revisores ad hoc, quando necessário, cabendo-lhes a decisão final sobre cada submissão feita ao periódico.

Cumprida a etapa de análise pelos revisores ad hoc e Editores de Seção, o Editor-Chefe emitirá o parecer final (no qual o anonimato dos revisores é preservado) e que será expresso da seguinte maneira:

  1. aceito para Publicação: o trabalho é aceito integralmente para publicação em um dos próximos números da revista, segundo critério cronológico de conclusão do processo de análise;
  2. revisões Requeridas: as modificações deverão ser realizadas pelo(s) autor(es), que receberão o parecer com as referidas recomendações, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado e com as alterações realizadas marcadas em cor distinta para conferência. No caso de grande número de alterações solicitadas, o artigo será reencaminhado aos Editores de Seção e/ou revisores ad hoc, após a adequação pelo autor, para nova análise, podendo vir a ser aceito ou recusado;
  3. recusado: recusa da publicação, com a devida justificativa dada pelo Editor-Chefe, tomando como referência a análise de cada um dos revisores ad hoc, a qual é repassada aos autores, preservando-se a identidade dos revisores.

Todos os pareceres elaborados serão de conhecimento dos autores, revisores ad hoc e Editores de Seção. Caso o autor discorde do parecer recebido, poderá solicitar revisão à Editoria da revista, que, caso avalie como cabível a revisão, encaminhará a solicitação aos mesmos revisores e Editores de Seção, ou, a depender do caso, solicitará avaliação de outro revisor ad hoc.

 

Periodicidade

A RMEC tem periodicidade anual, com a inteção de ampliar para semestral a partir de 2022.  Em todas as suas edições prioriza-se a publicação de estudos que dialoguem com o conhecimento nas áreas de Engenharia, Química e Computação. Embora o escopo de artigos publicados refira-se, em sua maioria, a pesquisas produzidas em diferentes regiões do Brasil, a formatação e o rigor das produções seguem padrões internacionais. Nesse sentido, acredita-se que essas investigações possam ser divulgadas internacionalmente, contribuindo para o debate de temas de interesse comum nas áreas de Engenharia e Computação. Portanto, recomendamos fortemente a submissão de artigos em inglês.

Caso opte pela submissão em inglês, indicamos os seguintes tradutores:

Vera Lúcia Rother - verikapr@hotmail.com

Ana Carolina Silveira - ana.carolina@otranslations.com.br

Angélica Araújo - angelica.araujo@otranslations.com.br

 

Política de Acesso Livre

Para garantir uma maior democratização do acesso ao conhecimento científico, a RMEC adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY). Dessa forma, os leitores têm acesso livre e imediato ao conteúdo publicado. Portanto, a revista autoriza a utilização dos textos para leitura, download, impressão e compartilhamento, com a devida citação da fonte e autoria. 

Também, não são cobrados quaisquer encargos para a publicação de artigos na RMEC.

 

Ética em Pesquisa

A RMEC prevê procedimentos éticos em todo o seu processo de editoria, ou seja, da submissão, avaliação à publicação, não sendo admissíveis desvios de conduta acadêmica, quer seja da Equipe Editorial ou de seus Autores.

Estudos envolvendo experimentos com seres humanos ou animais deverão ser aprovados por um Comitê Institucional de Ética em Pesquisa, sendo necessário apresentar os pareces de aprovação pelo Comitê de Ética em Seres Humanos ou do Comitê de Ética no Uso de Animais. Portanto, todos os Autores, Editores, Editores de Seção e Revisores são estimulados a conhecer e seguir as orientações do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org) em todas as etapas do processo de publicação.

 

Informações Adicionais

A revista adota sistemas antiplágios para verificação de indícios de plágio nos textos submetidos. Nos casos de suspeitas de má conduta a revista deverá investigar, com devido rigor acadêmico e ético, a fim de que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Nesse sentido, há o compromisso com a publicação de correções, esclarecimentos e retratações, se necessário.

Ao submeter textos para avaliação na revista, o autor deve sempre atentar para:

  • observar os critérios de atribuição de autoria, incluindo somente pesquisadores envolvidos no estudo e não incluindo como coautores nomes que não tenham participado do trabalho;
  • citar e dar a referência correta de todos os dados e de interpretações de dados de outras publicações;
  • reportar qualquer conflito de interesse de todos os autores;
  • informar todas as fontes de financiamento;
  • submeter para avaliação somente textos inéditos que não tenham sido apresentados a outras publicações, garantido a fidedignidade e autenticidades dos dados;
  • realizar retratações ou correções de erros, quando necessário.

Os Revisores, ao receberem um convite para avaliação de qualquer texto, deverão se comprometer a:

  • recusar o convite caso existam quaisquer conflitos de interesse;
  • realizar a avaliação do artigo observando o mais completo rigor;
  • aceitar convites somente quando estejam capazes de realizar a avaliação dentro do prazo estipulado;
  • informar sobre uma possível referência relevante publicada e que não foi citada no texto;
  • manter sigilo absoluto sobre os textos revisados, não os discutir ou compartilhá-los com colegas e nem usar informações em seu benefício, até a publicação do artigo.

 Os Editores devem sempre:

  • zelar pela garantia de uma avaliação por pares, parametrizada pela isenção e imparcialidade conformadas academicamente.
  • garantir o anonimato de Revisores e Editores de Seção frente aos Autores.
  • avaliar e investigar todos os casos e suspeitas de má conduta e falta de atitude ética por parte dos autores e revisores.
  • impedir que interesses financeiros possam comprometer os padrões éticos da publicação.
  • zelar para que não haja plágios e para que não ocorra a publicação de dados e resultados fraudulentos.

 

Sistema Antiplágio

A RMEC utiliza os softwares antiplágios - CopySpider - DOCxWEB - PlagScan Report - para garantia da integridade em suas publicações.

 

Indexadores e Diretórios

A Revista Mackenzie de Engenharia e Computação está indexada:

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
     Impresso (ISSN 1518-7470)
     Online (ISSN 2236-9813)

GOOGLE Acadêmico (Scholar)