Foco e Escopo

Criada em 2018, a revista Religião, Linguagem e Confessionalidade (Relicon) está ligada ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Sua proposta é fomentar e publicar estudos de temas que envolvam religião, linguagem e confessionalidade, buscando sua interseção e ressaltando as manifestações verbais e não verbais da religião, e, a partir desse ponto, entender o que as expressões culturais comunicam no campo religioso e que visão de mundo propagam.

O periódico propõe que essa análise seja realizada à luz da Confessionalidade Cristã Reformada, expressa no paradigma criação-queda-redenção.

Serão recebidos artigos nas mais diversas formas de expressão, reconhecendo a presença e a influência da religião nas manifestações da cultura. Também serão publicadas resenhas de livros que contribuam para uma melhor compreensão da relação entre religião, linguagem e confessionalidade.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é realizada pelo sistema blind review (às cegas). Cada texto é avaliado por dois pareceristas, e somente será publicado se houver recomendação por parte de ambos. Em caso de empate, quando um artigo recebe uma aprovação e uma reprovação, um terceiro parecerista será contatado para emitir seu parecer. Os textos que não se enquadrarem nos critérios de publicação da Relicon poderão ser rejeitados ou recomendados para revisão.

Os avaliadores são membros do Conselho Editorial, da Comissão Editorial ou consultores externos ad hoc.

Os autores serão, oportunamente, comunicados sobre o recebimento, a aceitação ou a rejeição do trabalho. A ordem de publicação dos trabalhos aceitos ficará a critério da Comissão Editorial.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

Semestral