CONTINUIDADE E PROFUNDIDADE NO ENSINO DO ESPORTE: DESEJOS E SUPERAÇÃO EM PROJETO SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Leopoldo Katsuki Hirama Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • José Arlen Beltrão de Matos UFRB
  • Paulo Cesar Montagner FEF Unicamp

Resumo

O esporte tem sido tratado como proposta educacional por projetos socioeducativos que comumente lhe atribuem poderes como “o esporte tira das ruas!” e “ensina a viver em grupo!”. Neste estudo discute-se o tratamento pedagógico do esporte por meio de pesquisa etnográfica realizada em projeto socioeducativo na “favela” de Heliópolis, abordando mais especificadamente o desejo dos jovens pelo aprofundamento no aprendizado da modalidade e as consequências da continuidade oferecida durante três anos de atividades. Como resultado destaca-se a oposição à ideia de que “para crianças pobres qualquer coisa basta”, demonstrando que, independentemente dos objetivos gerais de um projeto socioeducacional, ensinar esporte de forma a buscar aperfeiçoamento constante na modalidade escolhida pode desencadear aprendizados importantes para a formação do jovem.

Palavras-chave: pedagogia do esporte; projeto socioeducativo; juventude

 

 

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Biografia do Autor

Leopoldo Katsuki Hirama, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Centro de Formação de Professores da UFRB.

José Arlen Beltrão de Matos, UFRB

Docente UFRB

Paulo Cesar Montagner, FEF Unicamp

Docente FEF UNICAMP

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

Hirama, L. K., Matos, J. A. B. de, & Montagner, P. C. (2016). CONTINUIDADE E PROFUNDIDADE NO ENSINO DO ESPORTE: DESEJOS E SUPERAÇÃO EM PROJETO SOCIOEDUCATIVO. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6300