Linguagem, corpo e educação física

Autores

  • Sara Quenzer Matthiesen Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Luiz Alberto Lorenzetto Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Laércio Schwantes Iório Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Irene Conceição Andradre Rangel Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Luiz Henrique Rodrigues Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Luiz Sanches Neto Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Eduardo Vinícios Mota e Silva Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Luciana Venâncio Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Eduardo Augusto Carreiro Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Alessandra Andréa Monteiro Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Zenaide Galvão Universidade Estadual Paulista – Brasil

Resumo

A reforma curricular do Ensino Médio alocou a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. O objetivo desse estudo foi investigar a Educação Física enquanto linguagem. A partir da pesquisa bibliográfica, os resultados apontaram a necessidade da discussão das diferentes linguagens; das interfaces entre linguagem e corpo; do corpo como produtor e leitor de textos e dos desdobramentos pedagógicos da Educação Física enquanto uma linguagem. Concluímos o estudo reforçando a idéia do “corpo como um texto”, cujas marcas, sensações e movimentos revelarão a cada um parte de si e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-05-21

Como Citar

Matthiesen, S. Q., Darido, S. C., Lorenzetto, L. A., Iório, L. S., Rangel, I. C. A., Rodrigues, L. H., Neto, L. S., Silva, E. V. M. e, Venâncio, L., Carreiro, E. A., Monteiro, A. A., & Galvão, Z. (2009). Linguagem, corpo e educação física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/588