O ENSINO DA EDUCAÇÃO FISICA POR MEIO DE ABORDAGENS ECOLOGICAS

Autores

  • Filipe Manuel Clemente RoboCorp; Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal
  • Rui Sousa Mendes Escola Superior de Educação de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Resumo

 

O processo ensino-aprendizagem no âmbito do desporto e da educação física tem sido abordado de formas bastante diferenciadas, segundo períodos histórico-políticos, na perspectiva de proporcionar aos alunos as melhores oportunidades/procedimentos para a sua aprendizagem. Nesse sentido, novos modelos ecológicos de ensino poderão potenciar a aprendizagem, aproximando-se das pretensões dos aprendizes e garantindo, simultaneamente, novos conhecimentos inerentes ao entendimento dinâmico da modalidade. Consequentemente, o presente trabalho propôs-se a analisar as potencialidades e aplicabilidades de modelos de ensino de abordagem ecológica.

Palavras-chave: ensino da educação física; modelo de ensino de jogos para a compreensão; abordagem baseada nos constrangimentos

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Clemente, F. M., & Mendes, R. S. (2016). O ENSINO DA EDUCAÇÃO FISICA POR MEIO DE ABORDAGENS ECOLOGICAS. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5854