Argumentos que fundamentam as decisões de pré-adolescentes acerca de um dilema moral em aulas de educação física

Autores

  • Luciana Lopes Giannocoro Universidade São Judas Tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva

Resumo

A escola pode contribuir para despertar nos alunos o desejo de se desenvolver moralmente, já que o cumprimento de regras é condição mínima para que o sujeito se constitua como alguém correto, mas não suficiente para tornar o sujeito moral. Para isso, é importante saber como o ser humano pensa para tomar decisões. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa descritiva, qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada envolvendo 17 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, com base em amostra não probabilística e intencional, é compreender os argumentos que fundamentam as decisões de alunos pré-adolescentes acerca de um dilema moral que pode ocorrer durante aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que 11,76% encontram-se no nível convencional – estágio A; 76,47% encontram-se na etapa de Transição do nível convencional – estágio A para o nível convencional – estágio B; 5,88% encontram-se no nível convencional – estágio B e 5,88% no nível pós-convencional – estágio A, confirmando a teoria de Köhlberg a respeito do surgimento do nível convencional – estágios A e B no meio da adolescência.

 

Palavras-chave: educação; julgamento moral; educação física.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

Giannocoro, L. L., & Pereira dos Santos Silva, S. A. (2014). Argumentos que fundamentam as decisões de pré-adolescentes acerca de um dilema moral em aulas de educação física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5395