NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, O ESTILO DE VIDA E O ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADO À ATIVIDADE FÍSICA DE FUNCIONÁRIOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Gedielson Martins Teixeira Centro Universitário FIEO
  • João Fernando Laurito Gagliardi Centro Universitário FIEO - UNIFIEO
  • Erinaldo Luiz de Andrade Centro Universitário FIEO - UNIFIEO

Resumo

Resumo: Esse estudo teve o propósito de identificar e avaliar o estilo de vida dos funcionários de um Centro Universitário da cidade de Osasco (SP). Foi avaliado também o nível de atividade física dos trabalhadores e os sujeitos foram classificados em relação ao estágio de mudança de comportamento relacionado à prática da atividade física. Contou-se com 110 funcionários, sendo 54,5% homens e 45,5% mulheres com idade média de 38±9 anos e de vários setores profissionais. Foram aplicados os questionários “Perfil do estilo de vida individual” (PEVI) e “Questionário internacional de atividade física – Versão curta” (IPAQ), e o algoritmo de identificação dos “Estágios de mudança de comportamento” (EMC) diante das recomendações de prática de atividade física.
Palavras-chave: atividade física; estilo de vida; trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gedielson Martins Teixeira, Centro Universitário FIEO

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário FIEO (2012). Atualmente é professor da rede de ensino no Colégio Maria Imaculada, em seu Complexo Esportivo. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Física & Saúde Coletiva & Filosofia desde 2011. Atua nos seguintes temas: Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar; Saúde; Saúde Coletiva; Práticas Corporais, com foco na promoção da saúde e do cuidado.

João Fernando Laurito Gagliardi, Centro Universitário FIEO - UNIFIEO

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Instituto de Ensino Para Osasco; Coordenador do Programa de Iniciação Científica assim como do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Coordena também o Programa Institucional de Monitoria.

Erinaldo Luiz de Andrade, Centro Universitário FIEO - UNIFIEO

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor da UNINOVE e UNIFIEO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Fisiologia Humana e do Exercício, Medidas e Avaliação e Crescimento e Desemvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Teixeira, G. M., Gagliardi, J. F. L., & Andrade, E. L. de. (2017). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, O ESTILO DE VIDA E O ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELACIONADO À ATIVIDADE FÍSICA DE FUNCIONÁRIOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5373