ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM O NÚMERO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR SEMANA

Peterson Braga Santos, Daniela Lopes dos Santos, Michele Ziegler de Mattos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física (NAF) de crianças do 1º ano do ensino fundamental de Escolas públicas e privadas de Santa Maria (RS), levando em conta o número de aulas de Educação Física por semana. Participaram 160 crianças de ambos os sexos, de seis escolas da cidade. O NAF foi avaliado por meio do questionário Dafa (dia típico de atividades físicas e de alimentação) e do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal. Foi utilizado o teste “t” de Student para comparação entre as médias dos valores de IMC e do NAF entre os grupos de crianças que tinham nenhuma, uma ou duas aulas de Educação Física por semana, considerando-se um nível de significância de 5%.

 

Palavras-chave: nível de atividade física; Índice de massa corporal;

 


Texto completo:

PDF