ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM O NÚMERO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR SEMANA

Autores

  • Peterson Braga Santos UFSM
  • Daniela Lopes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Michele Ziegler de Mattos Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, RS, Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física (NAF) de crianças do 1º ano do ensino fundamental de Escolas públicas e privadas de Santa Maria (RS), levando em conta o número de aulas de Educação Física por semana. Participaram 160 crianças de ambos os sexos, de seis escolas da cidade. O NAF foi avaliado por meio do questionário Dafa (dia típico de atividades físicas e de alimentação) e do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal. Foi utilizado o teste “t” de Student para comparação entre as médias dos valores de IMC e do NAF entre os grupos de crianças que tinham nenhuma, uma ou duas aulas de Educação Física por semana, considerando-se um nível de significância de 5%.

 

Palavras-chave: nível de atividade física; Índice de massa corporal;

 

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

Braga Santos, P., Lopes dos Santos, D., & Ziegler de Mattos, M. (2016). ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM O NÚMERO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR SEMANA. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5251