Mudança curricular e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na Educação Física

Autores

  • Juliana Gomes Jardim Universidade Estadual Paulista
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista

Resumo

Compreender como os professores lidam com propostas de mudança curricular e como seus saberes profissionais intervêm nesse processo é fundamental para entender o impacto dessas mudanças na prática pedagógica. Com base na tipologia de saberes docentes de L. S. Shulman, objetivou-se descrever e interpretar como uma professora de Educação Física lida com o conhecimento pedagógico do conteúdo no desenvolvimento de um tema da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo (PPC-EF). Realizou-se um estudo de caso que se valeu de entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. A professora realizou adaptações na abordagem e nas atividades sugeridas pela PPC-EF, mobilizando saberes docentes diversos, sem que isso eliminasse a sua autonomia. Já as dificuldades em relacionar “teoria” e “prática” indicam a necessidade de construção do conhecimento pedagógico do conteúdo que melhor direcione a aprendizagem dos alunos para a apropriação crítica da cultura de

movimento.

 

Palavras-chave: Educação Física; conhecimento pedagógico do conteúdo; currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Jardim, J. G., & Betti, M. (2014). Mudança curricular e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na Educação Física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5158