Formação de professoes de educação física: a relação teoria e prática sob a perspectiva de egressos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autores

  • Jose Porfirio de Souza UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Amaurí Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá – Brasil
  • Vilma Lení Nista Piccolo Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Brasil
  • Carmem Elisa Brand Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil
  • João Fernando Christofoletti Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Resumo


Este estudo teve como foco analisar a relação teoria e prática na visão de egressos licenciados no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada em entrevistas com esses egressos, analisadas a partir da técnica do discurso do sujeito coletivo. Constatou-se uma desconexão entre a teoria e a prática em algumas disciplinas, embora tenha sido enfatizado o bom desenvolvimento da dimensão teórica feita pelos professores formadores. Também são apontadas dificuldades do egresso em sua atuação, que remetem a reflexões sobre falta de articulação das disciplinas, no que diz respeito ao “ensinar a ensinar”, que, por fim, também se vinculam às questões da relação entre teoria e prática durante a formação.

 

 

Palavras-chave: formação de professores; teoria e prática; egressos em educação física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Porfirio de Souza, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor mestre efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Curso de Educação Física - Licenciatura - Coordenador do estágio em Licenciatura

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-27

Como Citar

de Souza, J. P., de Oliveira, A. A. B., Piccolo, V. L. N., Brand, C. E., & Christofoletti, J. F. (2013). Formação de professoes de educação física: a relação teoria e prática sob a perspectiva de egressos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4791