Dilemas contemporâneos da profissão professor: perspectivas de professores(as) de educação física da rede pública estadual de São Paulo

Autores

  • Fernanda Rossi
  • Dagmar Hunger

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em refletir sobre o movimento de profissionalização da docência, destacando a importância atribuída à formação profissional (inicial e continuada) nesse contexto. De natureza qualitativa, buscou-se nos depoimentos de oito professores de Educação Física da rede pública estadual de São Paulo elucidar as reflexões realizadas a partir da análise da literatura. Constatou-se que, embora os discursos sociais e políticos vislumbrem o professor como principal agente de transformação da sociedade, essa possibilidade ainda apresenta-se distante para esse grupo, especialmente em virtude da sobrecarga de trabalho e da remuneração precária, dificultando o investimento na formação profissional. Concluiu-se que esse grupo está imerso em discursos ambíguos e em processos contraditórios, caracterizando um movimento de profissionalização e desprofissionalização concomitante na docência.

Palavras-chave: profissão docente; profissionalização; formação de professores.

 

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Publicado

2014-02-20

Como Citar

Rossi, F., & Hunger, D. (2014). Dilemas contemporâneos da profissão professor: perspectivas de professores(as) de educação física da rede pública estadual de São Paulo. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4701