Avaliação em educação física escolar: da mobilização dos saberes à construção das práticas avaliativas para a intervenção pedagógica

Autores

  • Roberta Folha Bermudes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Brasil
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas – Brasil
  • Mariana Afonso Ost Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Brasil

Resumo

 

O objetivo do estudo foi investigar sobre a construção das práticas avaliativas a partir da mobilização dos saberes na trajetória profissional dos professores de Educação Física, constatando as suas próprias “culturas avaliativas”. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, na qual foram entrevistados nove professores de Educação Física da rede municipal de Pelotas – RS. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi entrevista semiestruturada. Para análise de dados, foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do percurso profissional, edificando-os gradualmente à sua ação pedagógica, por meio da mobilização dos seus saberes.

 

 

Palavras-chave: avaliação; práticas avaliativas; educação física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Bermudes, R. F., Afonso, M. da R., & Ost, M. A. (2013). Avaliação em educação física escolar: da mobilização dos saberes à construção das práticas avaliativas para a intervenção pedagógica. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4676