A aprendizagem para o ensino no karatê: estudo a partir da história de vida dos instrutores

Autores

  • Gabriel Renaldo de Sousa Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Resumo

O presente estudo tem como objetivo examinar a percepção dos instrutores de Karatê quanto à sua aprendizagem profissional, classificando suas fontes de conhecimento. Adotou-se o método de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa. Foram investigados três instrutores de Karatê da região da grande Florianópolis com experiência no ensino da modalidade. Os dados foram coletados a partir de entrevistas dos tipos estruturada e semiestruturada. As respostas foram gravadas e transcritas literalmente. Os resultados mostraram que os instrutores buscam fontes formais e informais de aprendizagem profissional. A fonte de conhecimento mais valorizada pelos instrutores refere-se ao seu processo informal de reconstrução das experiências, surgidas pela resolução de problemas da prática cotidiana de aula.

 

Palavras-chave: formação profissional; história de vida; karatê.

 

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Publicado

2013-05-27

Como Citar

Sousa, G. R. de, & Ramos, V. (2013). A aprendizagem para o ensino no karatê: estudo a partir da história de vida dos instrutores. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4638