Refletindo sobre o ensino superior: a proposta de docência orientada na percepção dos estudantes da licenciatura em educação física

Autores

  • Patric Paludett Flores Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Carla Prado Kronbauer Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Haury Temp Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Hugo Norberto Krug

Resumo

 

O objetivo desta investigação foi analisar a percepção dos estudantes de Educação Física, em relação à docência e a docência orientada compartilhada de mestrandos como professores de ensino superior. Esta pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa do tipo estudo de caso, onde 29 estudantes da licenciatura (CEFD/UFSM) responderam a um questionário. Pode-se identificar que, aos olhos dos estudantes, essa atuação possui um papel fundamental para o desenvolvimento profissional desses mestrandos, bem como que a proposta das intervenções contribuiu de maneira positiva no decorrer das aulas. Sendo assim, ressaltamos o papel que a disciplina de docência orientada tem como espaço de formação de professores de ensino superior e a importância de iniciativas inovadoras nos cursos de formação docente.

 

Palavras-chave: ensino superior; formação de professores; docência orientada.

Downloads

Biografia do Autor

Patric Paludett Flores, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é acadêmico da Especialização em Educação Física Escolar (CEFD/UFSM) e do Mestrado em Educação (CE/UFSM).

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Flores, P. P., Kronbauer, C. P., Contreira, C. B., Temp, H., & Krug, H. N. (2013). Refletindo sobre o ensino superior: a proposta de docência orientada na percepção dos estudantes da licenciatura em educação física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4514