Refletindo sobre o ensino superior: a proposta de docência orientada na percepção dos estudantes da licenciatura em educação física

Autores

  • Patric Paludett Flores Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Carla Prado Kronbauer Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Haury Temp Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
  • Hugo Norberto Krug

Resumo

 

O objetivo desta investigação foi analisar a percepção dos estudantes de Educação Física, em relação à docência e a docência orientada compartilhada de mestrandos como professores de ensino superior. Esta pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa do tipo estudo de caso, onde 29 estudantes da licenciatura (CEFD/UFSM) responderam a um questionário. Pode-se identificar que, aos olhos dos estudantes, essa atuação possui um papel fundamental para o desenvolvimento profissional desses mestrandos, bem como que a proposta das intervenções contribuiu de maneira positiva no decorrer das aulas. Sendo assim, ressaltamos o papel que a disciplina de docência orientada tem como espaço de formação de professores de ensino superior e a importância de iniciativas inovadoras nos cursos de formação docente.

 

Palavras-chave: ensino superior; formação de professores; docência orientada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patric Paludett Flores, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é acadêmico da Especialização em Educação Física Escolar (CEFD/UFSM) e do Mestrado em Educação (CE/UFSM).

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Flores, P. P., Kronbauer, C. P., Contreira, C. B., Temp, H., & Krug, H. N. (2013). Refletindo sobre o ensino superior: a proposta de docência orientada na percepção dos estudantes da licenciatura em educação física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4514