Análise do educador sobre implantação de cartões de apoio pedagógico no Programa Segundo Tempo

Autores

  • Edson Roberto Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Nucleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - NUPPE Laboratória de Pedagogia do Esporte - LAPE
  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
  • Patrícia dos Anjos Souza Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Resumo

 

Estudo Quase-Experimental que avaliou a implantação de cartões de apoio pedagógico (CAP) no Programa Segundo Tempo (PST), adaptados dos Cartões Top Play e Top Sport. Os dados coletados em quatro núcleos do PST, por meio de observação, questionários e entrevistas, foram analisados no pacote estatístico SPSS, versão 13, com procedimentos descritivos de frequência simples, percentual, inferenciais por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher, com p < 0,05 e por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), tendo como suporte o NVivo 9.0. Constatou-se que os CAP são apropriados pelos pesquisadores (75,5%) e educadores (72,7%), devendo ser assimilados no PST. Entretanto, é necessária a realização de cursos de capacitação para os educadores envolvidos para assegurar o domínio desta tecnologia.

Palavras-chave: cartões pedagógicos; educação pelo esporte; Programa Segundo Tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Roberto Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Nucleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - NUPPE Laboratória de Pedagogia do Esporte - LAPE

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, (1997) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e Diretor do Centro de Desportos (Gestão 2009-2012). Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos (NUPPE). Coordena também, o Laboratório de Estudos da Adolescência e Infância (LEIA) e, desde 2003, o Projeto Social Brinca Mané, desenvolvido através da parceria entre UFSC e Instituto Ayrton Senna. Vice-Presidente da Federação Catarinense de Atletismo (FCA) de 1982 a 1985 e Presidente de 1985 a 1988. Diretor e Técnico de Atletismo da Federação Catarinense de Desportos Universitários (FCDU) de 1979 a 1984. Avaliador ad-hoc do MEC/INEP de Cursos de Graduação. Tem experiência na área da Educação atuando principalmente com os seguintes temas: formação docente, desenvolvimento humano, tecnologia social de educação pelo esporte, atividade física e saúde, atletismo, esporte escolar, ludicidade e desenvolvimento infantil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Souza, E. R., Folle, A., Souza, P. dos A., & Backes, A. F. (2013). Análise do educador sobre implantação de cartões de apoio pedagógico no Programa Segundo Tempo. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4502