Análise do educador sobre implantação de cartões de apoio pedagógico no Programa Segundo Tempo
Resumo
Estudo Quase-Experimental que avaliou a implantação de cartões de apoio pedagógico (CAP) no Programa Segundo Tempo (PST), adaptados dos Cartões Top Play e Top Sport. Os dados coletados em quatro núcleos do PST, por meio de observação, questionários e entrevistas, foram analisados no pacote estatístico SPSS, versão 13, com procedimentos descritivos de frequência simples, percentual, inferenciais por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher, com p < 0,05 e por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), tendo como suporte o NVivo 9.0. Constatou-se que os CAP são apropriados pelos pesquisadores (75,5%) e educadores (72,7%), devendo ser assimilados no PST. Entretanto, é necessária a realização de cursos de capacitação para os educadores envolvidos para assegurar o domínio desta tecnologia.
Palavras-chave: cartões pedagógicos; educação pelo esporte; Programa Segundo Tempo.