História de vida, formação e desenvolvimento profissional de um professor de educação física das redes públicas de educação

Autores

  • Rozicleiton Magalhães Nunes Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT
  • Marcos Roberto GODOI Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a história de vida, formação e desenvolvimento profissional de um professor de Educação Física que atua nas redes de educação pública (municipal e estadual). Realizamos um estudo de caso com um professor de Educação Física, com 28 anos de profissão e que se destaca por fazer um trabalho diferenciado. Os resultados mostraram que ele passou por diferentes etapas na carreira docente (entrada, estabilização, questionamento, diversificação e serenidade). Pensou em desistir da carreira, investiu na formação continuada e na experimentação de novos conteúdos. As experiências mais significativas foram com jogos cooperativos, danças circulares e folclóricas, a criação de um grupo de dança, participação na Mostra de Trabalhos Pedagógicos, no projeto com povos indígenas e o convite para ministrar uma disciplina em um curso deespecialização em Educação Física escolar.

Palavras-chave: história de vida; formação; educação física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozicleiton Magalhães Nunes, Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT

Licenciado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade AUM, Cuiabá-MT.

Marcos Roberto GODOI, Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT

Licenciado em Educação Física e Mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT. Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá. Membro dos grupos de pesquisa Corpo, Educação e Cultural COEDUC da UNEMAT e Sociologia da Linguagem e Educação UFMT.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Nunes, R. M., & GODOI, M. R. (2013). História de vida, formação e desenvolvimento profissional de um professor de educação física das redes públicas de educação. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4490