RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS

Bárbara da Silva Fontana, Carlos Kemper

Resumo


 

As estreitas conexões existentes entre o componente motor e o componente cognitivo são de grande relevância dentro do cenário escolar, e busca-se encontrar qual a relação de ambos para o bom desenvolvimento dos estudantes. Portanto, este artigo teve como objetivo verificara relação entre o desenvolvimento motor e o desempenho escolar de alunos de duas turmas de 45 alunos de 5ª série em uma escola privada. Para análise dos resultados foram utilizadas estatística descritiva e correlação de Pearson. Concluímos que, apesar de não haver uma relação direta, o desenvolvimento motor e o desempenho escolar encontram-se em seus níveis normais e ambos não podem ser dissociados e são importantes na formação da criança na sua totalidade.

Palavras-chave: cognição; desenvolvimento motor; desempenho escolar

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, Rogéria de Aguiar. A educação física escolar e o desenvolvimento motor. Artigonal: Diretório de artigos gratuitos; 2009. Disponível em < http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-educacao-fisica-escolar-e-o-desenvolvimento-motor-1408298.html> Acesso em 10 jun. 2011.

AMARO, K. N. ; SANTOS, A. P. M. ; BRUSAMARELO, S. ; Xavier, R. ; ROSA NETO, F. . Validação das Baterias de Testes de Motricidade Global e Equilíbrio da EDM. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 17, p. 1-17, 2009. Disponível em < http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/1018/943> Acesso em 18 mai. 2012.

DE SOUZA, Rita; CARVALHO, Igor; DO NASCIMENTO, Marcos Vinícius; E SILVA, Íris ;CARDOSO, Fabrício; BERESFORD, Heron. Avaliação da eficácia de um programa de aulas de educação física no desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Brasília, DF, 9.1, 26 05 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2012.

BARREIROS, J., NETO, C. O Desenvolvimento Motor e o Gênero. Faculdade de Motricidade Humana. Universidade Técnica de Lisboa. 20_ _ Disponível em < http://www.fmh.utl.pt/Cmotricidade/dm/textosjb/texto_3.pdf > acessado em 05/12/2010.

BOULCH, Le, A educação pelo movimento: a psicogenética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médias, 1983.

CEZÁRIO, Amândia Elizabeth da Silva. Influência da atividade física no desenvolvimento motor e rendimento escolar em crianças do Fundamental. Universidade Estadual Vale do Acaraú. TCC (Educação Física). Caucaia, CE; 2008. Disponível em: Acesso em 10 ago. 2010.

COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 87, nov. 1993 . Disponível em . acesso em 18 maio 2012.

FONTANA, Bárbara da Silva; KEMPER, Carlos. Desenvolvimento motor e desempenho escolar em uma turma de 3º ano dos anos iniciais em uma escola privada. No prelo 2011

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro, teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

GALLAHUE, David. Desenvolvimento motor: um modelo teórico. (s.d.) Disponível em Acesso em 17 jun. 2011.

GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES Joana Elisabete Ribeiro Pinto; BARBOSA, Decio Sabbatini; OLIVEIRA, Jair Aparecido de.Níveis de pratica de atividade física habitual em adolescentes Rev Bras Med Esporte - vol.7, nº6, nov/dez de 2001. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v7n6/v7n6a02.pdf> Acesso em 18 mai. 2012.

HAGEMANN, Marilusi; RODRIGUES, Marta Bergallo. Criança cresce brincando. Porto Alegre: Magister, 1991.

MACIEL, Maridalva Cardoso; QUEIROZ, Liliana T. da Silva; CORREA, Senhorinha S. de Oliveira; MAUÉS, Sheila Cunha; PINTO, Ricardo Figueiredo. Perfil motor dos escolares da rede particular de ensino da cidade de Macapá. EFdeportes, Revista digital: Bueno Aires. Ano 14 - Nº 142 - Março de 2010. Disponível em < http://www.efdeportes.com/efd142/perfil-motor-dos-escolares-da-rede-particular.htm> Acessado em 10 jun. 2011.

NEGRINE, Airton. Educação psicomotora, a lateralidade e a orientação espacial. Porto Alegre: Palloti, 1986.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally W. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROSA NETO, Francisco; SANTOS, Ana Paula Maurilia Dos; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo and AMARO, Kassandra Nunes. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., Florianópolis, v. 12, n. 6, Dec. 2010 . Disponível em . acessado em 18 Mai. 2012. http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n6p422.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Atividade física na infância e na adolescência: guia prático para o pediatra. Departamento científico de Nutrologia da sociedade brasileira de pediatria. Março de 2008.

VYGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6 ªed. São Paulo: EDUSP, 1998.