RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS

Autores

  • Bárbara da Silva Fontana Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Santo Ângelo
  • Carlos Kemper Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Santo Ângelo

Resumo

 

As estreitas conexões existentes entre o componente motor e o componente cognitivo são de grande relevância dentro do cenário escolar, e busca-se encontrar qual a relação de ambos para o bom desenvolvimento dos estudantes. Portanto, este artigo teve como objetivo verificara relação entre o desenvolvimento motor e o desempenho escolar de alunos de duas turmas de 45 alunos de 5ª série em uma escola privada. Para análise dos resultados foram utilizadas estatística descritiva e correlação de Pearson. Concluímos que, apesar de não haver uma relação direta, o desenvolvimento motor e o desempenho escolar encontram-se em seus níveis normais e ambos não podem ser dissociados e são importantes na formação da criança na sua totalidade.

Palavras-chave: cognição; desenvolvimento motor; desempenho escolar

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Fontana, B. da S., & Kemper, C. (2016). RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E O DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4387