A relação entre os alunos com dificuldades de coordenação motora e a participação nas aulas de educação física em uma escola de Ilhéus (BA)

Autores

  • Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Benjamin Faro Buente Neto SEC/BA - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Instituto Nossa Senhora da Piedade

Resumo

Um dos objetivos da Educação Física é possibilitar que escolares vivenciem diversificadas experiências perceptivo-motoras necessárias para o desenvolvimento de comportamentos funcionais e adaptáveis. Nesse sentido, o presente artigo objetivou identificar escolares do ensino fundamental com dificuldades coordenativas em uma escola particular de Ilhéus (BA) e verificar a sua relação com a participação nas aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que os escolares com indicativo de desenvolvimento coordenativo atípico foram menos participativos nas aulas de Educação Física. A discussão foi direcionada em relação às implicações para a prática do professor, possibilitando alguns direcionamentos para a organização e elaboração de práticas inovadoras na Educação Física escolar.

  

Palavras-chave: coordenação motora; Educação Física escolar; desenvolvimento motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências da Saúde

Colegiado de Educação Física

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Menuchi, M. R. T. P., & Buente Neto, B. F. (2014). A relação entre os alunos com dificuldades de coordenação motora e a participação nas aulas de educação física em uma escola de Ilhéus (BA). Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4208