Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS

Autores

  • José Antonio Bicca Ribeiro
  • Adriana Schüler Cavalli
  • Marcelo Olivera Cavalli

Resumo

O estudo objetivou identificar os níveis de atividade física (AF) de alunos de uma escola pública da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e seus conhecimentos sobre a importância da prática de AF. O presente estudo possui delineamento descritivo com corte transversal. Participaram 40 escolares (26 meninos e 14 meninas) com idade média de 13,62±1,46 anos. Como instrumento, utilizou-se um questionário semiestruturado com questões adaptadas de outros estudos (NAHAS, 2000; BARBOSA E SILVA, 2009; SCHÜTZ; BURGOS, 2011). Em relação à prática de AF, os meninos mostraram-se mais ativos do que as meninas. A principal importância atribuída à prática de AF pela amostra geral foi a manutenção da saúde, seguida de prevenção de doenças. O estudo conclui que grande parte dos escolares pratica AF regularmente e tem conhecimento da sua importância para a saúde; contudo, os resultados não podem ser generalizados.

 Palavras-chave: educação física; atividade motora; escola.

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Biografia do Autor

José Antonio Bicca Ribeiro

 

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Publicado

2014-06-10

Como Citar

Ribeiro, J. A. B., Cavalli, A. S., & Cavalli, M. O. (2014). Nível e importância atribuídos à prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Pelotas/RS. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3791