Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo

Autores

  • Thiago José Leonardi Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Montero Seoane Universidade da Coruña

Resumo

A fim de contribuir para a ampliação da discussão sobre os aspectos educativos passíveis de serem estimulados por meio da prática esportiva, este estudo busca fundamentar, com base em uma revisão de literatura, os três aspectos defendidos por Paes (2008) para o desenvolvimento integral do indivíduo: o movimento, o pensamento e o sentimento. Foi nossa preocupação defendê-los junto aos três referenciais metodológicos (técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural) defendidos por Viola et al. (2011) e sinalizar para a necessidade de integração entre estes aspectos, por meio da utilização de variados procedimentos pedagógicos, métodos e estratégias de ensino, tendo como foco central do processo pedagógico os próprios alunos.

 

Palavras-chave: pedagogia do esporte; processo pedagógico; desenvolvimento integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

Leonardi, T. J., Galatti, L. R., Paes, R. R., & Seoane, A. M. (2014). Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3613