Atividade motora na educação infantil: o discurso de docentes não formados em educação física que ministram estas aulas

Autores

  • Daniele Darc Donizete Camargo
  • Raphael Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

As aulas de Educação Física na Educação Infantil, em algumas localidades, são ministradas por profissionais sem formação específica na área. Com isso, o objetivo do presente estudo foi verificar o discurso de docentes que ministram aulas dessa disciplina, mas não possuem formação em Educação Física, para verificar como o trabalho é realizado. Oestudos e caracterizou como qualitativo e exploratório, e dele participaram seis professores da rede municipal de ensino, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumento, foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas abertas. Os resultados mostraram que os professores ministram as aulas no horário estabelecido, planejando as atividades e discutindo o tema nos horários de trabalho pedagógico coletivo. Porém, apenas um docente se considerou preparado para ministrar essas aulas. Assim, consideramos que se torna necessário haver esforços por parte dos governos municipais e estaduais para que profissionais licenciados em Educação física possam ministrar tais atividades.

Palavras-chave: educação infantil; educação física; formação profissional.

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Publicado

2013-03-20

Como Citar

Camargo, D. D. D., & Oliveira, R. G. de. (2013). Atividade motora na educação infantil: o discurso de docentes não formados em educação física que ministram estas aulas. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 12(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3470