A importância da dança nas aulas de educação física – revisão sistemática

Autores

  • Monique Costa de Carvalho e Silva UGF
  • Andressa Sheyene Moreira de Alcântara UGF
  • Rafaela Liberali UGF
  • Maria Ines Artaxo Netto UGF
  • Maria Cristina Mutarelli UGF

Resumo

Resumo: São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológico como cognitivo e motor, porém a dança na escola é apenas utilizada em eventos festivos ou como atividade extracurricular. A dança é conteúdo da Educação Física; está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, contudo poucos profissionais se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar, por meio de uma revisão sistemática, a importância do conteúdo dança nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática com livros e artigos, realizados nos anos 1993 a 2011. Os resultados apresentados pelos artigos analisados mostram que grande parte dos profissionais e estudantes de Educação Física Escolar acha importante o papel da dança em suas aulas, porém tem dificuldades em aplicá-la. São grandes os benefícios da dança educação, contudo os profissionais de Educação Física Escolar ainda não se sentem preparados para desenvolvê-la em suas aulas.

Palavras-chave: dança; Educação Física; aptidão física.

 

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Publicado

2012-08-24

Como Citar

e Silva, M. C. de C., de Alcântara, A. S. M., Liberali, R., Artaxo Netto, M. I., & Mutarelli, M. C. (2012). A importância da dança nas aulas de educação física – revisão sistemática. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310