Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida de universitários

Autores

  • Guilherme Henrique Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão
  • Roseli de Souza Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Eloiza Fiorese Prates Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão
  • Giovana Carla Martins Colégio Adventista de Campo Mourão

Resumo

 

O objetivo geral do presente estudo foi analisar o estilo e a Qualidade de vida entre universitários de Campo Mourão, no noroeste do Paraná. A pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, contou com a participação de 42 estudantes de cursos superiores de uma universidade pública. Para realização desta pesquisa utilizou-se, para avaliar a qualidade de vida, o WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life), e para identificar o perfil de estilo de vida, o Questionário de Perfil Individual de Estilo de vida (QPEVI), orientado por Nahas (2001). Para a análise estatística dos dados foi utilizada estatística descritiva (mediana); para análise de normalidade dos dados foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, além dos testes não paramétricos de Mann-Withey e Qui-Quadrado. O nível de significância adotado para este estudo foi de p ? 0,05. Os dados foram apresentados em forma discursiva e tabelas. Com a análise dos resultados, conclui-se que os níveis de qualidade de vida foram considerados satisfatórios, ao contrário dos de estilo de vida. Percebeu-se ainda que variáveis gênero e idade são independentes e não possuem associação entre o estilo de vida e a qualidade de vida dos acadêmicos.

 

Palavras-chave: qualidade de vida; estilo de vida; ensino superior.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão

Realizou Ensino Fundamental no Colégio Adventista de Campo Mourão - CACM (2006, da Instituição Sul Brasileira de Educação e Assistência Social). Concluiu o Ensino Médio Técnico em Infomática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (2010). Já realizou atividades de Inclusão Digital (Casa Brasil e Telecentro Comunitário), com atividades voltadas para idosos, crianças e profissionalização de jovens; possui experiência na Comunicação Social e assessorando o Planejamento da Secretaria Geral, na Prefeitura Municipal de Araruna - PR (2010). Com projetos de pesquisa participou de quatro edições da FEBRACE (2008, 2009 e 2010), como expositor, e como coorientador (2011); além da Reunião Anual da SBPC (2008), Concurso Cientistas do Amanhã (2008), INTEL International Science and Engineering Fair (2008), XVI Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ (2008), III Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (2009) e 24a Feria Nacional de Clubes de Ciencia - UY (2010). Posui (07) resumos publicados em anais de congressos, sendo (01) internacional. Possui (13) treze prêmios e títulos entre destaques e méritos.

Roseli de Souza Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Pedagogia (2002) pela FECILCAM- Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, especialista em Educação - Psicopedagogia (2005) pela FECILCAM e pós-graduanda, à nível de especialização, em PROEJA (2011-2012) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.

Maria Eloiza Fiorese Prates, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1988) , especialização em Educação Física Escolar 1ª a 8ª Séries do 1º Grau pela Universidade Estadual de Maringá (1991) , especialização em Educação Física Área de Concentração Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1995) , mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e aperfeicoamento em Aperfeiçoamento Em Gestão da Interação Escola Empr pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) . Atualmente é Professor de ensino de 1º e 2º graus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Teoria e Prática Pedagógica na Área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Física, Prática Pedagógica, Qualidade de Vida, Estilo de Vida e Atividade Física.

Giovana Carla Martins, Colégio Adventista de Campo Mourão

Estudante do Colégio Adventista de Campo Mourão (CACM).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Martins, G. H., de Souza Martins, R., Fiorese Prates, M. E., & Martins, G. C. (2012). Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida de universitários. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3293