A dança contemporânea como instrumento de motivação na formação de bailarinas clássicas

Autores

  • Alessandra Fioravanti Universidade Gama Filho – Brasil
  • Rafaela Liberali Universidade Gama Filho – Brasil
  • Maria Cristina Mutarelli Universidade Gama Filho – Brasil
  • Maria Ines Artaxo Universidade Gama Filho – Brasil Faculdades Metropolitanas Unidas – Brasil

Resumo

O objetivo do estudo foi demonstrar a importância da dança contemporânea para a motivação e formação de bailarinas clássicas. Participaram do estudo 17 bailarinas, que praticam dança contemporânea, de uma escola de dança da cidade de São Caetano do Sul (SP), com idade entre 12 e 21 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de dança. Os resultados obtidos mostram que as participantes desse processo se motivam a participar das aulas de dança contemporânea pois reconhecem a importância dessas aulas para sua formação clássica. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que professores e bailarinos que  trabalham com a técnica clássica possuem uma fonte de  motivação mediante a prática da dança contemporânea e devem cada vez mais acreditar na “extensão” do que o corpo pode fazer além das aulas de balé como técnica de dança.

Palavras-chave: balé; dança contemporânea; motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-22

Como Citar

Fioravanti, A., Liberali, R., Mutarelli, M. C., & Artaxo, M. I. (2012). A dança contemporânea como instrumento de motivação na formação de bailarinas clássicas. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 10(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3289