A dança contemporânea como instrumento de motivação na formação de bailarinas clássicas
Resumo
O objetivo do estudo foi demonstrar a importância da dança contemporânea para a motivação e formação de bailarinas clássicas. Participaram do estudo 17 bailarinas, que praticam dança contemporânea, de uma escola de dança da cidade de São Caetano do Sul (SP), com idade entre 12 e 21 anos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de dança. Os resultados obtidos mostram que as participantes desse processo se motivam a participar das aulas de dança contemporânea pois reconhecem a importância dessas aulas para sua formação clássica. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que professores e bailarinos que trabalham com a técnica clássica possuem uma fonte de motivação mediante a prática da dança contemporânea e devem cada vez mais acreditar na “extensão” do que o corpo pode fazer além das aulas de balé como técnica de dança.
Palavras-chave: balé; dança contemporânea; motivação.