Nível de qualidade de vida e de atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de palhoça (SC)

Autores

  • Gustavo de Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade de vida e a atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de Palhoça (SC). Participaram do estudo 71 professores atuantes em três escolas públicas estaduais. Para a coleta de dados foram utilizados o WHOQOL-bref (FLECK et al., 1999) e o questionário de atividades físicas habituais (NAHAS, 2003). Os dados coletados foram tratados por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão, frequência e percentual) no software SPSS versão 17.0. Os resultados encontrados revelaram que os professores apresentam qualidade de vida considerada razoável em todas as dimensões, sendo a média mais elevada a da dimensão social, e a menor, a da dimensão física. No que se refere à atividade física, constatou-se que os professores, em sua maioria, encontram-se inativos, havendo um percentual quase inexpressivo de docentes considerados ativos.

 

Palavras-chave: qualidade de vida; atividade física; professores.

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Biografia do Autor

Gustavo de Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física (2009) e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional, nível de satisfação profissional, formação esportiva, basquetebol.

 

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Publicado

2012-06-26

Como Citar

Farias, G. de, & Folle, A. (2012). Nível de qualidade de vida e de atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de palhoça (SC). Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3219