Identificação do limiar anaerobio individual com em teste progressivo em jovens nadadores e sua correlaçao com a velocidade crítica

Autores

  • Juliano Magalhães Guedes ufla

Resumo

 

A velocidade crítica é um método indireto e de fácil aplicação para estimar o limiar anaeróbio. O objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de identificar o limiar anaeróbio individual com um teste progressivo de sete tiros de 100 metros, e identificar a correlação entre o tempo de limiar obtido no teste progressivo e o tempo de limiar obtido pela velocidade crítica, determinada por meio de esforços máximos de 100 e 200 metros em nadadores nadando seu melhor estilo. Participaram deste estudo 17 jovens nadadores de nível estadual/nacional. Para cálculo da velocidade crítica, os atletas nadaram as distâncias de 100 e 200 metros na maior velocidade possível. A velocidade crítica foi determinada por meio do coeficiente angular (b) da reta de regressão linear entre as distâncias e os respectivos tempos. Para cálculo do limiar anaeróbio individual, foram realizados 7 tiros progressivos de 100 metros. Os resultados mostraram que foi possível encontrar a velocidade de Limiar por meio do teste progressivo. A velocidade média de nado encontrada foi de 1.11 (m/s) pelo limiar anaeróbio individual e de 1.08 (m/s) pela velocidade crítica. Houve uma correlação significativa entre as velocidades de nado encontradas pelos dois métodos (pearson = 0.8098; p ? 0,05). São necessários mais estudos que comparem diferentes metodologias com a velocidade crítica e com o IAT frente ao treinamento e ao exercício físico.

 

Palavras-chave: velocidade crítica; nadadores; limiar anaeróbio individual.

 

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Biografia do Autor

Juliano Magalhães Guedes, ufla

departamento de educação física

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Publicado

2012-06-26

Como Citar

Guedes, J. M. (2012). Identificação do limiar anaerobio individual com em teste progressivo em jovens nadadores e sua correlaçao com a velocidade crítica. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3078