Modelo de inclusão com suporte da escola especial: um estudo de caso da rede municipal de suzano (SP)

Autores

  • Marilene Ferreira De Lima Oliveira Faculdade Unida de Suzano
  • Maria Luiza Tanure Alves Faculdade de Educação Física -UNICAMP
  • Larissa Rafaela Galatti Uninove
  • Edison Duarte Departamento de Atividade Física Adaptada - Unicamp

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo de ensino inclusivo adotado pelo município de Suzano (SP), baseado na articulação entre a escola regular e a escola especial. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais de uma instituição especial de ensino do município, a fim de coletar informações sobre o modelo de apoio pedagógico feito por meio de escolas especiais. Como resultado, o modelo de inclusão adotado se mostrou capaz de auxiliar no desenvolvimento integral do aluno com deficiência, ampliando, diversificando e melhorando o processo didático e procedimentos pedagógicos adequados aos alunos da rede regular com deficiência. No entanto, revelou-se insuficiente em sua proposta inclusiva, pois os entrevistados não observaram articulação entre o trabalho desenvolvido na escola regular e na escola especial.

Palavras-chave: inclusão; escola especial; ensino regular.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Tanure Alves, Faculdade de Educação Física -UNICAMP

Doutoranda na Faculdade de Educação Física - UNICAMP

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Publicado

2012-06-26

Como Citar

Oliveira, M. F. D. L., Alves, M. L. T., Galatti, L. R., & Duarte, E. (2012). Modelo de inclusão com suporte da escola especial: um estudo de caso da rede municipal de suzano (SP). Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2846