Percepção discente sobre a educação física escolar e motivos que levam a sua prática

Autores

  • Andréa Bonato Almeida Faculdade de Minas – Brasil
  • Guilherme Tucher Faculdade de Minas – Brasil
  • Cristiano Andrade Quintão Rocha Faculdade de Minas – Brasil
  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Resumo

O estudo analisa a percepção discente sobre a Educação Física, bem como os motivos que levam à sua prática na escola. A amostra foi composta por 100 alunos do Ensino Médio de uma escola particular. Empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que 27,8% do total de alunos pesquisados indicaram que fazem a aula de Educação Física para melhorar o condicionamento físico, e 48,2% da referida parcela percebem a disciplina como forma de participar de atividades esportivas e competitivas. Dos alunos (22,7%) que justificam sua participação pelo gosto de praticar atividades físico-esportivas, uma parcela expressiva (50%) vê a aula como momento de lazer com os amigos. Percebe-se, assim, na visão dos alunos, a prevalência da perspectiva biológica na Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física; escola; percepção discente.

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Biografia do Autor

Guilherme Tucher, Faculdade de Minas – Brasil

 

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

 

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

Almeida, A. B., Tucher, G., Rocha, C. A. Q., & Paixão, J. A. (2012). Percepção discente sobre a educação física escolar e motivos que levam a sua prática. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 10(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2660