Entrando na roda: uma análise das dificuldades e facilidades da inserção da capoeira em escolas da rocinha
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as facilidades e dificuldades da inserção da capoeira nas aulas de Educação Física em escolas da comunidade da Rocinha. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 14 professores em cinco escolas. Verificamos que os docentes não utilizam a capoeira como conteúdo, mesmo reconhecendo facilidades na sua inserção na escola e a possibilidade de alcançar valores pedagógicos na formação integral do indivíduo. Apenas os professores que tiveram experiência como praticantes utilizam elementos da capoeira em suas aulas de Educação Física escolar. Uma das facilidades de destaque para a utilização da capoeira como conteúdo curricular foi a ausência de necessidade de materiais específicos para a prática, ao contrário de outras modalidades de lutas. Os informantes apontam a falta de vivência e a formação deficitária nesse conteúdo como principais fatores da não utilização da capoeira na escola. Além disso, existe uma falta considerável de materiais didáticos sobre a utilização desses conteúdos em ambiente escolar.
Palavras-chave: capoeira; Educação física; escola.