O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior

Autores

  • Andréia Paula Basei UFSM

Resumo

 

Esta pesquisa objetivou compreender como ocorre a construção da identidade do professor do Ensino Superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional, e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de professores. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, analisados por meio da técnica da triangulação das informações. Verificamos que o percurso formativo influencia de distintas maneiras as ações pedagógicas dos professores, dependendo da perspectiva que cada um constrói com relação à sua atuação e desenvolvimento profissional. Concluímos que a docência no Ensino Superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo. Apontamos como caminho a ser trilhado a orientação por meio da racionalidade comunicativa.

 

Palavras-chave: Educação Física; formação de professores; identidade docente.

 

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, UFSM

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, SC (UNOESC/SMO). Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS /UFSM. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Paranaense (UNIPAR), Unidade Universitária de Francisco Beltrão, PR.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Basei, A. P. (2012). O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2603