O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior

Autores

  • Andréia Paula Basei UFSM

Resumo

 

Esta pesquisa objetivou compreender como ocorre a construção da identidade do professor do Ensino Superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional, e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de professores. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, analisados por meio da técnica da triangulação das informações. Verificamos que o percurso formativo influencia de distintas maneiras as ações pedagógicas dos professores, dependendo da perspectiva que cada um constrói com relação à sua atuação e desenvolvimento profissional. Concluímos que a docência no Ensino Superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo. Apontamos como caminho a ser trilhado a orientação por meio da racionalidade comunicativa.

 

Palavras-chave: Educação Física; formação de professores; identidade docente.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, UFSM

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, SC (UNOESC/SMO). Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS /UFSM. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Paranaense (UNIPAR), Unidade Universitária de Francisco Beltrão, PR.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Basei, A. P. (2012). O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2603