Diários de aula no estágio supervisionado: análise das propostas pedagógicas da educação física
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a coerência entre os procedimentos didáticos utilizados pelos estagiários de Educação Física – UFPB, quando da realização do estágio supervisionado nas escolas públicas de João Pessoa (PB) e a proposta pedagógica por eles adotada. Foram analisados 159 planos de aula, com o registro dos resultados de sua aplicação, procedentes dos relatórios de dez estagiários do ano de 2008. Os documentos foram apreciados pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008).Verificaram a materialização do trabalho docente desses estagiários, as suas consistências teórico-metodológicas e certa correspondência entre os procedimentos didáticos e as propostas pedagógicas adotadas. Os resultados sinalizam a coerência no aproveitamento das propostas, como também apontam a difícil interação e a contínua tarefa de aproximação entre os referenciais teóricos e o planejamento docente.
Palavras-chave: Educação Física; trabalho docente; didática.