Diários de aula no estágio supervisionado: análise das propostas pedagógicas da educação física

Autores

  • Luis Eugênio Martiny Universidade Federal da Paraíba
  • João Pereira Bastos Neto
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraiba

Resumo

 

O objetivo do estudo foi analisar a coerência entre os procedimentos didáticos utilizados pelos estagiários de Educação Física – UFPB, quando da realização do estágio supervisionado nas escolas públicas de João Pessoa (PB) e a proposta pedagógica por eles adotada. Foram analisados 159 planos de aula, com o registro dos resultados de sua aplicação, procedentes dos relatórios de dez estagiários do ano de 2008. Os documentos foram apreciados pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008).Verificaram a materialização do trabalho docente desses estagiários, as suas consistências teórico-metodológicas e certa correspondência entre os procedimentos didáticos e as propostas pedagógicas adotadas. Os resultados sinalizam a coerência no aproveitamento das propostas, como também apontam a difícil interação e a contínua tarefa de aproximação entre os referenciais teóricos e o planejamento docente.

 

Palavras-chave: Educação Física; trabalho docente; didática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eugênio Martiny, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa Associado de pós-graduação em Educação Física UPE - UFPB, linha de pesquisa Formação docente e práticas pedagógicas. (83) 88056793. Rua Fernando Luis Henrique dos Santos, 765, apto 201. João Pessoa-PB. CEP 58037-050

João Pereira Bastos Neto

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraiba

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Martiny, L. E., Bastos Neto, J. P., & Gomes-da-Silva, P. N. (2012). Diários de aula no estágio supervisionado: análise das propostas pedagógicas da educação física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2577