Pensamento pedagógico renovador da educação física no discurso dos professores da educação básica

Autores

  • Alvaro Rego Millen Neto Universidade Gama Filho - Brasil
  • Ulysses Vitorino dos Santos Universidade Gama Filho - Brasil
  • Diego Luz Moura Universidade Gama Filho - Brasil
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Gama Filho - Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Resumo

O artigo tem como objetivo verificar a apropriação que professores de Educação Física têm do chamado Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores lotados em escolas estaduais do município de Barra Mansa (RJ). A análise temática dos relatos, comparada com dados de outros estudos, permite-nos as seguintes considerações: os professores não apresentaram em seus discursos elementos que pudessem demonstrar apropriações dos referenciais renovadores; o conteúdo central de suas aulas é o esporte, seguindo os códigos do modelo do alto rendimento; comparados com pesquisas semelhantes de períodos anteriores, os dados não apontaram para uma apropriação mais expressiva dos ideais pedagógicos renovadores.

Palavras-chave: Educação Física; tendências pedagógicas; políticas públicas.

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

Millen Neto, A. R., Santos, U. V. dos, Moura, D. L., & Soares, A. J. G. (2012). Pensamento pedagógico renovador da educação física no discurso dos professores da educação básica. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 10(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2491