Educação física e professores polivalentes: o caso das escolas públicas municipais de Várzea Grande

Autores

  • Manoel Francelino da Silva Filho Univag - Centro Universitário Várzea Grande
  • Raquel Stoilov Pereira Univag - Centro Universitário Várzea Grande

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar a organização das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Várzea Grande, na visão dos professores polivalentes, uma vez que das 63 escolas da rede, apenas três contam com professor de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre aspectos legais e características da Educação Física no ensino fundamental. O estudo descritivo e qualitativo ocorreu em 12 escolas municipais de Várzea Grande, Mato Grosso, com 58 professores polivalentes. A partir de um questionário, constatamos que 78% dos participantes ministram aulas de Educação Física, sendo a recreação o conteúdo mais desenvolvido. Concluímos que a inserçãode um professor de Educação Física nessas escolas se faz necessário.

Palavras-chave: Educação Física; ensino fundamental; professor polivalente.

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Biografia do Autor

Manoel Francelino da Silva Filho, Univag - Centro Universitário Várzea Grande

Licenciado em Educação Física

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Publicado

2012-08-07

Como Citar

Silva Filho, M. F. da, & Pereira, R. S. (2012). Educação física e professores polivalentes: o caso das escolas públicas municipais de Várzea Grande. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2104