Educação Física escolar: perspectivas educacionais da utilização dos meios de comunicação como recurso pedagógico

Autores

  • Giovana Moreira Butrico Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula Korsakas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Nos últimos anos muitos estudos estão sendo feitos a respeito do desinteresse dos alunos frente às disciplinas que compõem o currículo escolar, principalmente nas aulas de Educação Física. Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar a utilização da mídia como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física visando, a partir análise de qualidade e quantidade utilizadas, poder enfim legitimar a mídia como facilitador da aprendizagem. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi descritiva e qualitativa e fizeram parte dos indivíduos da pesquisa, quatro professores do ensino fundamental terceiro e quarto ciclos, formados em Educação Física. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado através de entrevista semi-estruturada que foi gravada para posterior análise. Entre os resultados obtidos houve dados interessantes, como por exemplo, no discurso de um dos professores de que a falta de preparo dos professores se devia em grande parte pela falta de disciplinas ou cursos extracurriculares disponíveis sobre o assunto nas Universidades. Este dado embasa uma das conclusões de que apesar da utilização da mídia em aula, há uma necessidade de se repensar o currículo acadêmico para preparar o professor para trabalhar com este recurso, pois a incidência com que esta vem sendo utilizada ainda é pequena se comparada com a importância que a mídia tem na sociedade e com o grau de interesse que os adolescentes demonstram quando estão expostos a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Butrico, G. M., & Korsakas, P. (2010). Educação Física escolar: perspectivas educacionais da utilização dos meios de comunicação como recurso pedagógico. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 5(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1895