A transição da 4ª para a 5ª série na Educação Física

Autores

  • Felipe Del Mando Lucchesi Pós-Graduação em Desenvolvimento e Aprendizagem
  • Lilian Aparecida Ferreira Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Resumo

Alguns estudos destacam que o período de transição da 4ª para 5ª série revela um momento bastante conflituoso para o aluno e, geralmente, sem o devido cuidado pedagógico dos professores e da instituição escolar, pode resultar em comprometimentos futuros. Diante disso, este trabalho objetivou discutir e analisar essa passagem de séries problematizando-a no cenário da Educação Física. Participaram da pesquisa duas turmas de alunos de uma escola pública no município de Bauru/SP e seus professores. Os dados encontrados indicaram relevância, por parte do professor da 5ª série, do aspecto afetivo na relação professor-aluno.em detrimento do professor de 4ª série. Docentes imbuídos de reflexão, sensibilidade, abertos ao diálogo podem contribuir com a minimização dos conflitos enfrentados na transição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

Lucchesi, F. D. M., & Ferreira, L. A. (2009). A transição da 4ª para a 5ª série na Educação Física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 8(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1726