Educação Física e currículo: os conteúdos selecionados pelos professores para o Ensino Fundamental

Autores

  • João Fernando Meira França Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar quais os conteúdos propostos por professores de Educação Física para os 4 anos finais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 20 professores de Educação Física selecionados intencionalmente e por acessibilidade.  Para coleta de dados foi construído um questionário de múltipla escolha no qual se apresentavam várias opções de conteúdos da Educação Física agrupados em 8 blocos. O instrumento foi avaliado e aprovado por 3 pareceristas. Ao analisar a frequência de citação de cada conteúdo, verificamos que vários temas ligados aos Aspectos Biofísicos foram assinalados pelos professores. Entre eles, os mais indicados foram o exercício aeróbio e anaeróbio, hidratação, aparelho locomotor e aparelho cardiorespiratório. Motivação, prazer a autoestima foram os mais citados entre os Aspectos Psicológicos, enquanto cooperação, competição, lazer e disciplina apareceram com maior frequência entre os Aspectos Socioculturais.   Os blocos com temas ligados às lutas, à ginástica e às atividades rítmicas e expressivas apresentaram menor frequência de indicação. No bloco que apresentava temas ligados ao condicionamento físico identifica-se grande ênfase na prática de exercícios, mas reduzida indicação de conteúdos conceituais. Os jogos cooperativos, competitivos, pré-desportivos e populares foram indicados por  mais de 80% dos professores. As modalidades esportivas também tiveram alta frequência de citação, com destaque para o ensino das regras e das capacidades físicas. A partir das respostas dos professores é possível concluir que o currículo da Educação Física tem sofrido mudanças, havendo uma ampliação nas possibilidades de conteúdos a serem aprendidos pelos alunos. É importante que novos estudos sejam realizados, a fim de identificar entre outros aspectos, a forma e o tempo destinado pelos professores ao desenvolvimento de cada temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

França, J. F. M., & Freire, E. dos S. (2009). Educação Física e currículo: os conteúdos selecionados pelos professores para o Ensino Fundamental. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 8(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1724