Teorias do currículo e as tendências pedagógicas da Educação Física escolar: de onde viemos e para onde vamos?

Autores

  • Alessandra Galve Gerez Universidade do Grande ABC
  • Patrícia Aparecida David Universidade do Grande ABC

Resumo

O objetivo deste ensaio foi compreender as Teorias do Currículo e suas influências nas Tendências Pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE). Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível compreender as concepções de homem e sociedade das teorias do currículo, denominadas Tradicionais, que visam à formação do homem ajustado ao Sistema; das Críticas, que visam à formação do homem crítico e autônomo e das Pós-Críticas, que se voltam ao plano discursivo e a formação para convivência na diferença. Identificamos influências da Teoria Tradicional nos currículos: Ginástico, Esportivo, Desenvolvimentista e Saúde Renovada; influências das Teorias Críticas nos currículos Crítico-Superador e Crítico-Emancipatório e influências das Teorias Pós-Críticas no Currículo Multicultural da EF e no atual Parâmetro Curricular Nacional de Ensino Médio. Consideramos que a Pós-Modernidade traz importantes contribuições para reflexão sobre o currículo de EFE, principalmente quando se volta para a subjetividade e diversidade cultural. No entanto, há que se considerar os riscos da negação dos valores da modernidade sob pena de retrocedermos a uma educação que apenas “conforme” os sujeitos ao Sistema Neoliberal.

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Publicado

2009-12-23

Como Citar

Gerez, A. G., & David, P. A. (2009). Teorias do currículo e as tendências pedagógicas da Educação Física escolar: de onde viemos e para onde vamos?. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 8(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1723