Práticas corporais alternativas: massagem, autoconhecimento e resiliência – possibilidades de trato pedagógico no cotidiano da Educação Física escolar

Autores

  • Willian Lazaretti da Conceição Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Pedro de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiana Pereira de Freitas Rede Estadual de Ensino
  • Rosangela Aparecida Matias Rede Estadual de Ensino
  • Luciana Venâncio Rede Municipal de Ensino de São Paulo
  • Luiz Sanches Neto Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita

Resumo

O contexto da prática pedagógica da Educação Física Escolar é variado, mas atende à tradição na área, valorizando conteúdos que permeiam expectativas de professores e alunos, associados ao esporte espetáculo. As práticas corporais alternativas (PCAs) são elementos da cultura que vislumbram de modo diferenciado as vivências em uma perspectiva que se contrapõe aos estereótipos relacionados ao movimento. Este trabalho analisa, a partir do método da pesquisa-ação, uma organização de conteúdos e temas elaborados em conjunto por professores que investigam sua própria prática pedagógica. São salientados aspectos comuns desse planejamento com ênfase nas PCAs e sua relação com outros conteúdos da Educação Física Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

Conceição, W. L. da, Oliveira, L. P. de, Freitas, T. P. de, Matias, R. A., Venâncio, L., & Neto, L. S. (2009). Práticas corporais alternativas: massagem, autoconhecimento e resiliência – possibilidades de trato pedagógico no cotidiano da Educação Física escolar. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 8(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1721