Os saberes nas aulas de Educação Física: uma visão a partir da escola pública

Autores

  • Emerson Luís Velozo Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Jocimar Daolio Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esse artigo procura apresentar o modo como o conhecimento é tratado em aulas de Educação Física de escolas públicas. Por meio da pesquisa etnográfica são postos em cena aspectos inerentes ao contexto concreto da prática escolar que evidenciam a dinâmica cultural produtora dos conhecimentos. A tradição, a eficácia simbólica e o senso-comum são alguns desses fatores. É possível afirmar que os saberes das aulas de Educação Física são moldados por aspectos relativos à tradição cultural que a disciplina apresenta e também por fatores que vão além do que uma visão racionalista do conhecimento poderia admitir. Com base nessas questões é possível pensar como a etnografia do conhecimento pode inspirar as discussões didático-pedagógicas da Educação Física Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

Velozo, E. L., & Daolio, J. (2009). Os saberes nas aulas de Educação Física: uma visão a partir da escola pública. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 8(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1720