Manifestações emocionais de crianças com Síndrome de Down na natação

Autores

  • Kamila Santos Ressurreição Universidade São Judas Tadeu
  • Daniela Regina da Silva Universidade São Judas Tadeu
  • Mário Sergio de Melo Bacchi Universidade São Judas Tadeu
  • Catalina Naomi Kaneta Universidade de São Paulo
  • Ana Martha Almeida Limongelli Universidade São Judas Tadeu

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar como as crianças portadoras de síndrome de Down manifestam suas emoções nas aulas de natação e quais as situações geradoras. Caracterizando-se como pesquisa de campo, foi observado um grupo de 12 crianças, na faixa etária de 07 a 12 anos de idade, durante as aulas de natação. Concluiu-se que, nessas aulas, ocorrem manifestações emocionais, tais como Alegria, seguida por Medo, Cólera e Prazer. Logo, ao planejarmos uma aula de natação geramos nas crianças portadoras de síndrome de Down todos os sentimentos e não somente um deles. Estes sentimentos são essenciais no processo maturacional do ser humano, não podendo se preocupar somente com o desenvolvimento motor dessas crianças, mas também com o seu desenvolvimento psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-14

Como Citar

Ressurreição, K. S., Silva, D. R. da, Bacchi, M. S. de M., Kaneta, C. N., & Limongelli, A. M. A. (2009). Manifestações emocionais de crianças com Síndrome de Down na natação. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1516