Handebol: processo pedagógico e a especialização precose

Autores

  • Paulo Henrique Canciglieri Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Leila Felicio Melari Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Priscila Ubiali Pinheiro Centro Universitário Hermínio Ometto

Resumo

O alto rendimento esportivo é um assunto muito discutido na atualidade. O mesmo pode ser visto como benefício a quem pratica esporte se aplicado corretamente e respeitando o desenvolvimento motor de cada faixa etária. O handebol é um esporte de contato físico, saltos e movimentos rápidos, em que esse desenvolvimento tem que ser respeitado para não lesionar seus praticantes. Este trabalho teve como objetivo verificar através de revisão de literatura, filmagens, observação e questionário dirigido, se os processos pedagógicos, na modalidade esportiva de handebol de uma escola particular da cidade Araras, com alunos de 7 a 18 anos, favorecem a especialização precoce e como consequência o aparecimento de lesões prematuras. Foi realizada uma pesquisa direta - descritiva para observar os objetivos propostos e através de questionário verificou-se se em ex-alunos e ou alunos atuais há indícios de lesões, dores, fadigas, stress, desinteresse e possíveis abandonos da prática da modalidade esportiva de handebol. Foram assistidos 10 treinos de handebol, diagnosticando o método aplicado, se estes se adaptavam aos critérios básicos, privilegiando principalmente o desenvolvimento motor ou se seguiam um ritmo de alto-rendimento. Os resultados alcançados mostraram evidente desenvolvimento atlético nos alunos, independente da idade e por consequência danos à saúde dos mesmos. Espera-se que este trabalho tenha seu valor na conscientização dos profissionais da área de educação física, quanto à eficácia ou não dos métodos atuais e melhoria para um futuro próximo.

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Publicado

2009-10-14

Como Citar

Canciglieri, P. H., Melari, L. F., & Pinheiro, P. U. (2009). Handebol: processo pedagógico e a especialização precose. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1493