Conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar os conteúdos atitudinais presentes nas aulas de Educação Física e verificar como o professor atua para tornar possível essa aprendizagem. Foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de entrevista estruturada e observações de 40 aulas de um professor de Educação Física. Foram identificados vários conteúdos da dimensão atitudinal presente nas aulas, como valores da prática adequada da atividade física; atitudes como se divertir na prática da atividades física; e normas como usar roupa adequada para a prática da atividade física. Em sua intervenção, o professor se utiliza da identificação e, em alguns momentos, de submissão. A interiorização de valores, atitudes e normas não esteve presente nas observações realizadas, nem apareceu nos relatos do professor, durante a entrevista. Além disso, foi possível identificar que, em algumas situações, o conteúdo atitudinal aparece sem que haja a intencionalidade do professor, ou seja, de maneira oculta. A partir desse estudo, confirma-se a presença de conteúdos da dimensão atitudinal nas aulas de educação física, sendo que esses conteúdos apareceram de forma mais rica, detalhada e específica que em estudos anteriormente realizados. Daí a necessidade de que mais estudos focalizem a intervenção do professor.Downloads
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Publicado
2009-10-14
Como Citar
Martins, C. D., & Freire, E. dos S. (2009). Conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1485
Edição
Seção
Artigos Originais