SOMATOTIPO EM ATLETAS DE SUMÔ

Autores

  • Fábio Luiz Cheche Pina Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
  • Cássio Joaquim Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Arli Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil antropométrico e somatotipo de atletas de sumô. Participaram do presente estudo 40 atletas, sendo 21 homens (19±6 anos) e 19 mulheres (18±4 anos). Foram mensurados a massa corporal, estatura, perímetros, dobras cutâneas e diâmetros ósseos. A partir dessas medidas, foram calculados o índice de massa corporal (IMC), composição corporal e o somatotipo. Para os conjuntos de dados paramétricos foi utilizado o teste “t” de Student em amostras independentes para as comparações entre os sexos. O teste Mann-Whitney foi empregado na análise dos dados não-paramétricos. Os resultados do estudo indicaram que embora o componente endomórfico tenha sido predominante no sexo feminino e mesomórfico no sexo masculino, os homens foram classificados como mesoendomorfos e as mulheres como endomesomorfas.

Palavras-Chave: artes marciais; composição corporal; antropometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Cheche Pina, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Fábio Luiz Cheche Pina é Graduado (2004) e Mestre (2010) em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Cornélio Procópio-PR). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, terceira idade, treinamento com pesos e ginástica de academia.

Cássio Joaquim Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Atualmente é instrutor de artes marciais da Associação kaiko nas modalidades de Ninjutsu, Sumô, Kendô, Muay-Thai, Boxe e Mix Martial Arts (MMA). É representante da Federação Paranaense de Sumô e da União Londrinense de Sumô. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na educação básica e no ensino de Lutas e artes marciais no ensino básico.

Arli Ramos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (1976), mestrado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (1994) e doutorado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento com pesos, crianças, atividade física, escolares e adolescentes, esporte.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Cheche Pina, F. L., Gomes, C. J., & de Oliveira, A. R. (2017). SOMATOTIPO EM ATLETAS DE SUMÔ. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1444